Procedimento para cálculo experimental da posição do centro de gravidade de veículos rodoviários

Autores

  • Ciro Kandi Taniguchi Onuki Volvo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2019.152960

Palavras-chave:

Centro de gravidade, Raio de giro, Segurança, Caminhões

Resumo

A posição do centro de gravidade de veículos rodoviários está diretamente relacionada com a segurança. Além de ser um fator influente na dirigibilidade e no conforto da suspensão (devido à sua influência no momento de inércia), o limite no qual o veículo pode fazer uma curva sem capotar é função apenas da velocidade, do atrito com a pista e da altura do centro de gravidade. Para veículos de grande porte este último possui a maior influência. Um procedimento simples para medir experimentalmente esta posição é detalhadamente explicado. Esse procedimento é igualmente preciso e possível de ser adaptado em veículos com geometrias diferentes, nos quais é difícil posicionar as células de carga.

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Referências

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WONG, J. Y. Theory of ground vehicles. 2ª edição, New York, N. Y.: Wiley, John and Sons, 1993, pp. 26-28.

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Procedimento para cálculo experimental da posição do centro de gravidade de veículos rodoviários. (2019). Mecatrone, 4(1), 7. https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2019.152960