Redescrição e desleitura nas histórias em quadrinhos

overheróis e poser-heróis

Autores

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí . Departamento de Fundamentos da Educação

Palavras-chave:

Quadrinhos. Cultura Pop. Super-heróis. Filosofia Pop.

Resumo

Analisa o subgênero dos super-heróis no âmbito das histórias em quadrinhos. Inicialmente, descreve as características distintivas das categorias de herói, super-herói e anti-herói. Posteriormente, propõe a inclusão de duas novas subcategorias: a do overherói e a do poser-herói. O aporte teórico que fundamenta o estudo crítico das histórias em quadrinhos é extraído da própria literatura especializada na arte sequencial. A proposição conceitual expressa é proveniente de uma combinação original de dois métodos, a redescrição e a desleitura, criados, respectivamente, no neopragmatismo do filósofo Richard Rorty e na teoria poética do crítico literário Harold Bloom.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí . Departamento de Fundamentos da Educação

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor Associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) . Atua no Departamento de Fundamentos da Educação e no Mestrado Profissional em Filosofia. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP).

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Redescrição e desleitura nas histórias em quadrinhos: overheróis e poser-heróis. (2018). 9ª Arte (São Paulo), 6(1-2), 52-60. https://revistas.usp.br/nonaarte/article/view/149151