Estrutura narrativa em quadrinhos sem palavras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v8i2p9-35

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos sem palavras, A chegada, Tan, Shaun (autor), Histórias em quadrinhos - Estrutura narrativa

Resumo

Aplica a terminologia e as metodologias apresentadas no livro Estrutura narrativa nos quadrinhos (POSTEMA, 2018a) à graphic novel The arrival, de Shaun Tan (2006), considerada como um história em quadrinhos sem palavras. Defende que é difícil encontrar abstração e simplificação no estilo escolhido por Tan e que muito so sentido que suas imagens transmitem vem da estilo visual que ele utiliza, que faz lembrar de antigas fotografias. Devido à qualidade do instantâneo fotográfico das imagens de Tan, a maioria dos quadros, como fotografias, parecem representar justamente um instante, capturando somente o senso do tempo passando através de vários quadrinhos. The Arrival não emprega grades, uma vez que é disposto com generosos, claras sarjetas, obtendo um formato de quadrinhos adjacentes sem qualquer espaço entre eles e tampouco utiliza insertos, mas somente alguns insertos implícitos de molduras dentro de molduras. O artigo também utiliza duas histórias em quadrinhos de Fábio Moon para ilustrar o conceito de sequências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Barbara Postema, Massey University, Aotearoa New Zealand

    Senior Lecturer in the School of English and Media Studies of Massey University, New Zealand.

Referências

GROENSTEEN, Thierry. The system of comics. Jackson: University Press of Mississippi, 2007.

ISER, Wolfgang. The act of reading: a theory of aesthetic response. Johns Hopkins Press, 1978.

JACOBS, Dale. Graphic encounters: comics and the sponsorship of multimodal literacy. New York; London: Bloomsbury, 2013.

KUPER, Peter. The system. Oakland, CA: PM Press, 2014.

MATHIEU, Marc-Antoine. 3 secunden. Berlin: Reprodukt, 2012.

MCCLOUD, Scott. Understanding comics. New York: Kitchen Sink; HarperCollins, 1994.

MOEBIUS. Arzach. Oberon, 1982.

MOON, Fábio; BÁ, Gabriel. De: Tales: stories from urban Brazil. Milwaukee, OR: Dark Horse Books, 2010.

MORGAN, Harry. Graphic shorthand: from caricature to narratology in twentieth-century bande dessinée and comics.” European Comic Art, v. 2, n. 1, p. 21-39, 2009.

POSTEMA, Barbara. Establishing relations: photography in wordless comics.” Image and Narrative, v. 16, n. 2, p. 84-95, 2015.

POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018. (a)

POSTEMA, Barbara. Longlength wordless books: Frans Masereel, Milt Gross, Lynd Ward, and beyond. In: BAETENS, Jan; FREY, Hugo; TABACHNICK, Stephen E. (ed.) The Cambridge history of the graphic novel. Cambridge University Press, 2018. (b)

POSTEMA, Barbara. Mind the gap: absence as signifying function in comics. 2010. Thesis (Doctorate in Philosophy) – Michigan State University, East Lansing, MI, 2010.

POSTEMA, Barbara. Structure narrative in comics: making sense of fragments. Rochester, NY: RIT Press, 2013.

RUNTON, Andy. Owly: helping hands. San Diego, CA: Top Shelf, 2007.

SMOLDEREN, Thierry. The origins of comics: from William Hogarth to Winsor McCay. Jackson: University Press of Mississippi, 2014.

TAN, Shaun. The arrival. Melbourne: Arthur A. Levine Books, 2006.

TAN, Shaun. A chegada. São Paulo: Edições SM, 2011.

VARON, Sara. Robot dreams. New York; London: First Second, 2007.

WOODRING, Jim. Weathercraft. Seattle, WA: Fantagraphics Books, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigo Internacional

Como Citar

Estrutura narrativa em quadrinhos sem palavras. (2019). 9ª Arte (São Paulo), 8(2), 9-35. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v8i2p9-35