Foco e Escopo

Revista da Área do Francês da FFLCH – USP

 

A Non Plus é uma publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas(FFLCH) da Universidade de São Paulo(USP). Qualis 2016: B3 em Letras e Linguística. B5 em Psicologia.

Non Plus publica artigos de caráter teórico que contemplem áreas cujo objeto de estudo seja a linguagem em suas diversas manifestações, tais como os segmentos de DidáticaEstudos LiteráriosLíngua e Tradução. Além disso, traz Resenhas de teses e dissertações defendidas relativas às áreas mencionadas, no intuito de difundir a produção acadêmica dedicada às Letras francesas no Brasil.

Gerida por alunos pesquisadores e professores da FFLCH, sua missão é ser veículo de divulgação de trabalhos relevantes produzidos em instituições nacionais e estrangeiras, e seu objetivo é fomentar o diálogo acadêmico de alto nível entre pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que têm as Letras como objeto de estudo.

Os trabalhos submetidos à publicação podem estar em forma de artigo, resenha-crítica de dissertações e teses defendidas recentemente, entrevistas ou resenhas de livros; devem ser inéditos e não ter sido (ou estar sendo) submetidos a outra publicação. Aceitam-se textos redigidos em português e em francês. Para outras informações, veja as Normas para elaboração e submissão de trabalhos.

Ressalta-se que opiniões e ideias emitidas são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Revista Non Plus não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação são recebidos em fluxo contínuo e poderão ser redigidos em português e em francês. Além disso, periodicamente abrimos chamadas temáticas, para as quais os prazos estabelecidos devem ser respeitados.

Os artigos serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Editorial (avaliação por pares cega), pareceristas ad hoc, sendo publicados apenas aqueles que receberem dois pareceres favoráveis.

Periodicidade

A revista Non Plus é um periódico semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Chamada para Próximas Edições

Chamada para publicação

Revista Non Plus, n. 14. (Tema Livre)

Caros pesquisadores,

Temos o prazer de convidá-los a submeter trabalhos para o número 14 da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976), publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), Qualis B3 (Letras e Linguística) e B5 (Psicologia). Serão aceitos para submissão artigos de temática livre e caráter teórico que contemplem os segmentos de Didática, Estudos Literários, Crítica Literária, Língua Francesa e Tradução, relativos à língua francesa e às culturas francófonas (Textos que não cumprirem essa exigência serão recusados).

A Revista também aceita a submissão de traduções de textos em domínio público relativos às áreas abordadas pela revista (devidamente embasadas por aparato crítico); resenhas de livros, teses e dissertações (no caso de resenhas de teses e dissertações, o autor, preferencialmente, deve ter participado da banca de defesa ou qualificação); e ainda relatos de experiência didática, contanto que estejam inseridos em uma atividade de pesquisa científica e no contexto do ensino de língua ou literatura francesa e/ou francófona.

No intuito de fomentar o diálogo entre as várias etapas da vida acadêmica, aceitamos a submissão de artigos de alunos de pós-graduação, de professores e demais pesquisadores. Trabalhos de alunos de graduação também são aceitos, desde que em coautoria com o orientador ou com pesquisador com título de doutor.

Para o número 14, os artigos devem ser enviados até 30 DE AGOSTO DE 2018, sempre através do endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus (É necessário cadastrar-se como autor. Pedimos que todos os campos sejam preenchidos). O número tem publicação prevista para Dezembro de 2018. Lembramos ainda que os autores devem observar as normas de publicação disponíveis no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/about São aceitos trabalhos redigidos em português ou francês.

Contamos com a ajuda de todos na divulgação dessa chamada. Aproveitamos para convidá-los a apreciar os números anteriores da revista, no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/issue/current. E a “curtir” nossa página no Facebook®: https://www.facebook.com/nonplus.revista

Quaisquer dúvidas, escrevam para <revistanonplus@gmail.com> ou mandem-nos uma mensagem em nossa página no Facebook!

Cordialmente,

Dirceu Magri e Grace Paixão

Editores do Número 14.

_________________________________________________

Appel à publication

Revue Non Plus, n. 14. (Thème Libre)

Chers Chercheurs,

Nous avons le plaisir de vous inviter à soumettre vos travaux pour le numéro 14 de la Revue Non Plus, publication électronique semestrielle du programme de troisième cycle en Études Linguistiques, Littéraires et Traductologiques en Français, de la Chaire de Lettres Modernes de la Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines (FFLCH) de l'Université de São Paulo (USP). Nous acceptons des articles de thématique libre, ayant des bases théoriques dans les domaines des Études et de la Critique de la Traduction et de la Didactique, liés à la langue française et aux cultures francophone obligatoirement.

La Revue accepte aussi la soumission de traductions de textes dans le domaine public relatifs aux thématiques traitées par la revue (justifiées par une introduction critique) ; notes de lecture de livres, thèses et mémoires (dans le cas de notes de lecture de thèses et/ou mémoires, l'auteur doit avoir participé de la soutenance) ; et des rapports d'expérience didactique, insérés dans une activité de recherche scientifique et dans le contexte de l'enseignement de la langue ou de la littérature française et/ou francophone.

Dans l'esprit d'encourager le dialogue entre les différents acteurs de la vie académique, nous acceptons la soumission d'articles d'étudiants du deuxième et du troisième cycles, de professeurs et de chercheurs. Les travaux des étudiants à la licence devront avoir un docteur comme coauteur.

Pour le numéro 14, les articles doivent être soumis jusqu'au 30 AOÛT 2018 à travers le site (http://www.revistas.usp.br/nonplus (Il faut s'inscrire comme auteur). La publication prévue du numéro est décembre 2018. Nous rappelons que les auteurs doivent observer attentivement les normes de publication disponibles sur le site : http://www.revistas.usp.br/nonplus/about Nous comptons sur vous pour la diffusion de cet appel à articles. De plus, nous profitons pour vous inviter à lire les numéros antérieurs de la revue, sur notre adresse électronique: http://www.revistas.usp.br/nonplus/issue/current. Et à aimer notre page Facebook: https://www.facebook.com/nonplus.revista

À la moindre question, n’hésitez pas à écrire à <revistanonplus@gmail.com> ou envoyez-nous un message sur Facebook.

Bien cordialement,

Dirceu Magri e Grace Paixão,

Les rédacteurs.

Avaliação Qualis

Qualis 2016:

B3 em Letras e Linguística.

B5 em Psicologia.