CHAMADA PARA ARTIGOS – REVISTA NON PLUS, N. 15: Francofonia nas Américas: o caso da imprensa

Appel à contribution – Revue Non Plus, n. 15.

 

Caros pesquisadores,

Temos o prazer de convidá-los a submeter trabalhos para o número 15 da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976), publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Qualis B3 em Letras.

Serão aceitos para submissão artigos de temática livre e caráter teórico que contemplem os segmentos de Didática, Estudos Literários, Crítica Literária, Língua Francesa e Tradução, relativos à língua e cultura francesa e/ou francófona.

A Revista também aceita a submissão de traduções de textos em domínio público relativos às áreas abordadas pela Revista (devidamente embasadas por aparato crítico); resenhas de livros, teses e dissertações; e ainda relatos de experiência didática, contanto que estejam inseridos em uma atividade de pesquisa científica e no contexto do ensino de língua ou literatura francesa e/ou francófona.

Além disso, contamos com um dossiê: Francofonia nas Américas: o caso da imprensa, organizado por Yuri dos Anjos (Universidade Federal de Juiz de Fora).

A imprensa periódica dos séculos XIX e XX foi marcada por títulos, formatos e agentes do mundo francófono. As Américas não constituíram exceção e também foram tocadas pelos efeitos da cultura midiática francófona, seja nas estratégias editoriais dos periódicos (como a adoção de folhetins no rodapé dos jornais), seja na popularidade de certos gêneros (como a crônica ou os faits divers) seja na presença de jornalistas, comerciantes e editores que moldaram as imprensas locais e propuseram a produção de jornais e revistas francófonos em territórios americanos.

O número 15 da Revista Non Plus reunirá contribuições dedicadas ao estudo da francofonia nas Américas dos séculos XIX e XX, com foco no mundo da imprensa, ou seja, na série de títulos, formatos, mediadores e imaginários francófonos que circularam no mundo midiático americano do período.

No intuito de fomentar o diálogo entre as várias etapas da vida acadêmica, aceitamos a submissão de artigos de alunos de pós-graduação, de professores e demais pesquisadores. Trabalhos de alunos de graduação também são aceitos, desde que em coautoria com orientador ou professor.

Para o número 15, os artigos devem ser enviados até 20 DE JANEIRO DE 2019, sempre através do endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus (É necessário cadastrar-se como autor. Pedimos que todos os campos sejam preenchidos). O número tem publicação prevista para Julho de 2019. Lembramos ainda que os autores devem observar as normas de publicação disponíveis no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/about. São aceitos trabalhos redigidos em português ou francês.

Contamos com a ajuda de todos na divulgação dessa chamada. Aproveitamos para convidá-los a apreciar os números anteriores da revista, através do endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/issue/current. E a “curtir” nossa página no Facebook®: https://www.facebook.com/nonplus.revista

Quaisquer dúvidas, escrevam para nonplus@usp.br ou mandem-nos uma mensagem em nossa página no Facebook!

Cordialmente,

Os Editores.

 

APPEL A CONTRIBUTION – REVUE NON PLUS, N. 15 : Francophonie dans les Amériques: le cas de la presse

Chamada para artigos – Revista Non Plus, n. 15

 

Nous avons le plaisir de vous inviter à soumettre vos travaux pour le numéro 11 de la Revue Non Plus, publication électronique semestrielle des étudiants du programme de troisième cycle en Études Linguistiques, Littéraires et Traductologiques en Français, de la Chaire de Lettres Modernes de la Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines de l'Université de São Paulo. Nous acceptons des articles de thématique libre, ayant des bases théoriques dans les domaines de Didactique, Études Littéraires, Critique Littéraire, Langue Française et Traduction, liés à la langue et à la culture française et/ou francophone.

La Revue accepte aussi la soumission de traductions de textes de domaine public relatifs aux thématiques traitées par la revue ; notes de lecture de livres, thèses et mémoires (dans le cas de notes de lecture de thèses et/ou mémoires, l'auteur doit avoir participé de la soutenance) ; et des rapports d'expérience didactique, insérés dans une activité de recherche scientifique et dans le contexte de l'enseignement de la langue ou de la littérature française et/ou francophone.

De plus, nous proposons pour le numéro 15 le dossier : Francophonie dans les Amériques: le cas de la presse

La presse périodique du XIX et Axe siècles a été profondément marqué par des titres, formats et agents du monde francophone. Les Amériques n’ont pas fait exception au coeur de ce phénomène et ont été touchés par les effets de cette culture médiatique francophone, soit dans les stratégies éditoriales pratiquées (comme l’adoption du feuilleton), soit dans l’expansion et popularité de certains genres (comme la chronique ou les faits divers), soit en raison de la présence de journalistes, commerçants ou éditeurs qui ont constitué les réalités médiatiques locales en créant les plus divers types de journaux et revues en territoire américain.

Le numéro 15 de la Revue Non Plus rassemblera des contributions vouées à l’étude de la francophonie dans les Amériques au XIXe et XXe siècles, sous l’angle du monde de l’imprimé périodique, c’est-à-dire, de la série de titres, formats, agents et imaginaires francophones qui ont circulé dans le contexte médiatique américain de cette époque.

Dans l'esprit d'encourager le dialogue entre les différentes étapes de la vie académique, nous acceptons la soumission d'articles d'étudiants du troisième cycle, de professeurs et de chercheurs.

Pour le numéro 15, les articles doivent être soumis à travers le site http://www.revistas.usp.br/nonplus (il faut s'inscrire comme auteur), jusqu'au 20 janvier 2019. Nous rappelons que les auteurs doivent observer attentivement les normes de publication disponibles sur le site : http://www.revistas.usp.br/nonplus/about

Nous comptons sur vous pour la diffusion de cet appel à articles. De plus, nous profitons pour vous inviter à lire les numéros antérieurs de la Revue, sur notre adresse électronique : http://www.revistas.usp.br/nonplus/issue/current. Et à aimer notre page sur Facebook : https://www.facebook.com/nonplus.revista

À la moindre question, n’hésitez pas à écrire à nonplus@usp.br ou envoyez-nous un message sur Facebook.

Bien cordialement,

Les rédacteurs

 

 
  • Chamada para publicação - Revista Non Plus, n. 14. (Tema Livre)

    2018-07-20

    Caros pesquisadores,

    Temos o prazer de convidá-los a submeter trabalhos para o número 14 da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976), publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), Qualis B3 (Letras e Linguística) e B5 (Psicologia). 

    Saiba mais sobre Chamada para publicação - Revista Non Plus, n. 14. (Tema Livre)
  • Chamada para publicação - Revista Non Plus, n. 13. (Tema Livre)

    2018-03-29

    Caros pesquisadores,

    Temos o prazer de convidá-los a submeter trabalhos para o número 13 da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976), publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), Qualis B3. Serão aceitos para submissão artigos de temática livre e caráter teórico que contemplem os segmentos de Didática, Estudos Literários, Crítica Literária, Língua Francesa e Tradução, relativos à língua e cultura francesa e/ou francófona (Textos que não cumprirem essa exigência serão recusados).

    A Revista também aceita a submissão de traduções de textos em domínio público relativos às áreas abordadas pela revista (devidamente embasadas por aparato crítico); resenhas de livros, teses e dissertações (no caso de resenhas de teses e dissertações, o autor, preferencialmente, deve ter participado da banca de defesa ou qualificação); e ainda relatos de experiência didática, contanto que estejam inseridos em uma atividade de pesquisa científica e no contexto do ensino de língua ou literatura francesa e/ou francófona.

    No intuito de fomentar o diálogo entre as várias etapas da vida acadêmica, aceitamos a submissão de artigos de alunos de pós-graduação, de professores e demais pesquisadores. Trabalhos de alunos de graduação também são aceitos, desde que em coautoria com o orientador ou com pesquisador com título de doutor.

    Para o número 13, os artigos devem ser enviados até 05 DE MAIO DE 2018, sempre através do endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus (É necessário cadastrar-se como autor. Pedimos que todos os campos sejam preenchidos). O número tem publicação prevista para Agosto de 2018. Lembramos ainda que os autores devem observar as normas de publicação disponíveis no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/about São aceitos trabalhos redigidos em português ou francês.

    Contamos com a ajuda de todos na divulgação dessa chamada. Aproveitamos para convidá-los a apreciar os números anteriores da revista, no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/issue/current. E a “curtir” nossa página no Facebook®: https://www.facebook.com/nonplus.revista

    Quaisquer dúvidas, escrevam para nonplus@usp.br ou mandem-nos uma mensagem em nossa página no Facebook!

    Cordialmente,

    Ana Luiza Bedê, Bruno Anselmi Matangrano e Dirceu Magri,

    Editores do Número 13.

      Saiba mais sobre Chamada para publicação - Revista Non Plus, n. 13. (Tema Livre)
  • Chamada para publicação - Revista Non Plus, n. 13. (Tema Livre)

    2018-03-29

    Caros pesquisadores,

    Temos o prazer de convidá-los a submeter trabalhos para o número 13 da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976), publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), Qualis B3. Serão aceitos para submissão artigos de temática livre e caráter teórico que contemplem os segmentos de Didática, Estudos Literários, Crítica Literária, Língua Francesa e Tradução, relativos à língua e cultura francesa e/ou francófona (Textos que não cumprirem essa exigência serão recusados).

    A Revista também aceita a submissão de traduções de textos em domínio público relativos às áreas abordadas pela revista (devidamente embasadas por aparato crítico); resenhas de livros, teses e dissertações (no caso de resenhas de teses e dissertações, o autor, preferencialmente, deve ter participado da banca de defesa ou qualificação); e ainda relatos de experiência didática, contanto que estejam inseridos em uma atividade de pesquisa científica e no contexto do ensino de língua ou literatura francesa e/ou francófona.

    No intuito de fomentar o diálogo entre as várias etapas da vida acadêmica, aceitamos a submissão de artigos de alunos de pós-graduação, de professores e demais pesquisadores. Trabalhos de alunos de graduação também são aceitos, desde que em coautoria com o orientador ou com pesquisador com título de doutor.

    Para o número 13, os artigos devem ser enviados até 05 DE MAIO DE 2018, sempre através do endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus (É necessário cadastrar-se como autor. Pedimos que todos os campos sejam preenchidos). O número tem publicação prevista para Agosto de 2018. Lembramos ainda que os autores devem observar as normas de publicação disponíveis no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/about São aceitos trabalhos redigidos em português ou francês.

    Contamos com a ajuda de todos na divulgação dessa chamada. Aproveitamos para convidá-los a apreciar os números anteriores da revista, no endereço: http://www.revistas.usp.br/nonplus/issue/current. E a “curtir” nossa página no Facebook®: https://www.facebook.com/nonplus.revista

    Quaisquer dúvidas, escrevam para nonplus@usp.br ou mandem-nos uma mensagem em nossa página no Facebook!

    Cordialmente,

    Ana Luiza Bedê, Bruno Anselmi Matangrano e Dirceu Magri,

    Editores do Número 13.

      Saiba mais sobre Chamada para publicação - Revista Non Plus, n. 13. (Tema Livre)
  • Chamadas para o V Colóquio Internacional de Poesia - O Simbolismo, As Artes

    2017-06-09
    Convidamos a todos para participar do V Colóquio Internacional de Poesia, cujo tema será O Simbolismo, As Artes. O colóquio terá lugar na Universidade de São Paulo (USP), nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2017. As Inscrições para apresentações de trabalho e ouvintes ficarão abertas de 8 de junho a 10 de julho. Mais informações no site: https://coloquiosimbolismo.wordpress.com/ Saiba mais sobre Chamadas para o V Colóquio Internacional de Poesia - O Simbolismo, As Artes
  • Appel à publication Revue Non Plus, n. 12.

    2017-01-09

    Nous avons le plaisir de vous inviter à soumettre vos travaux pour le numéro 12 de la Revue Non Plus, publication électronique semestrielle du programme de troisième cycle en Études Linguistiques, Littéraires et Traductologiques en Français, de la Chaire de Lettres Modernes de la Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines (FFLCH) de l'Université de São Paulo (USP). Nous acceptons des articles de thématique libre, ayant des bases théoriques dans les domaines des Études et de la Critique de la Traduction et de la Didactique, liés à la langue et à la culture française et/ou francophone.

      Saiba mais sobre Appel à publication Revue Non Plus, n. 12.
  • Chamada para publicação Revista Non Plus, n. 12.

    2017-01-09
    Temos o prazer de convidá-los a submeter trabalhos para o número 12 da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976), publicação eletrônica semestral do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), Qualis B3. Serão aceitos para submissão artigos de temática livre e caráter teórico que contemplem os segmentos de Didática, Estudos Literários, Crítica Literária, Língua Francesa e Tradução, relativos à língua e cultura francesa e/ou francófona. Saiba mais sobre Chamada para publicação Revista Non Plus, n. 12.