Termos da gastronomia francesa utilizados na gastronomia brasileira na categoria dos molhos

Autores

  • Anabel Soares Batalha Universidade Federal da Bahia
  • Rita Maria Ribeiro Bessa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v6i11p168-177

Palavras-chave:

Gastronomia brasileira, Gastronomia francesa, Dicionários, Molhos

Resumo

O presente trabalho busca mostrar os resultados de investigações a respeito de termos clássicos franceses referentes a molhos reconhecidos e empregados no Brasil. Estes estudos fazem parte do projeto de pesquisa “Dicionário dos Termos da Gastronomia Francesa Presentes na Gastronomia Brasileira” desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Federal da Bahia. A pesquisa se situa no campo da terminologia e é realizada há um ano por meio de levantamentos, comparações de significados encontrados em 4 dicionários brasileiros de gastronomia e o francês Le Grand Larousse Gastronomique visando a atestar a fidelidade nos significados, releituras e inovações. Este artigo apresenta o resultado das análises após o acréscimo de uma quinta fonte bibliográfica: o Dicionário de Gastronomia de Myrna Corrêa. Desta forma, fez-se uma nova pesquisa verbete a verbete em busca dos conceitos de molhos de origem francesa, revisão dos termos já coletados com seus significados, registros de acréscimos de novos molhos encontrados e análises e comparações entre as anotações prévias. Neste artigo serão expostas as descobertas do processo de análise das literaturas de referência, as modificações feitas nos significados e as novidades e soluções encontradas no Dicionário de Gastronomia de Corrêa (2016) até o presente momento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anabel Soares Batalha, Universidade Federal da Bahia

    Pesquisadora na Área de Letras, Lexicologia e Terminologia, na Universidade Federal da Bahia. Estudante do curso de Bacharelado em Gastronomia.

  • Rita Maria Ribeiro Bessa, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Linguística, Docente do Departamento de Letras Românicas e do curso de Bacharelado em Gastronomia, da Universidade Federal da Bahia. 

Referências

CATUREGLI, Marta. Gastronomia de A a Z: principais alimentos, bebidas, utensílios e modos de preparo da cozinha mundial descritos e traduzidos para o português. São Paulo, Aleph, 2011.

CORRÊA, Myrna. Dicionário de Gastronomia. Brasília, Matrix, 2016.

GOMENSORO, Maria Lucia. Pequeno dicionário de gastronomia. Rio de Janeiro, Objetiva 1999.

Le Grand Larousse Gastronomique. Com a colaboração do Comitê Gastronômico presidido por Joël Robuchon, 2012.

SEABRA, Maria Cândida Trindade Costa de. O léxico em estudo. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG.

RUHLMAN, Michael. Elementos da culinária de A a Z: técnicas e utensílios. Tradução de Maria Luiza X, de A. Borges. Revisão de Daniela Narciso Pacheco. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 1999.

VIEIRA, Elenara; CÂNDIDO, Índio. Glossário técnico gastronômico, hoteleiro e turístico. Caxias do Sul, Edcs. 2003.

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Batalha, A. S., & Bessa, R. M. R. (2018). Termos da gastronomia francesa utilizados na gastronomia brasileira na categoria dos molhos. Non Plus, 6(11), 168-177. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v6i11p168-177