O papel da escrita na aquisição de confiança dos futuros professores de FLE no Brasil

  • Joice Armani Galli Universidade Federal Fluminense
  • Simone Pires Barbosa Aubin Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Francês, Dificuldades, Desafios, Habilidade escrita

Resumo

Resumo: Este artigo contempla os desafios e as dificuldades encontrados pelos professores iniciantes em francês língua estrangeira na região Nordeste do Brasil. Trata-se de reflexões realizadas pelo laboratório LENUFLE, comprometido em discutir a metodologia e a pesquisa em torno do ensino do francês. Além da identificação dos medos e das dificuldades encontradas nas salas de aula de FLE, esse estudo indicará soluções concretas ao problema através da expressão escrita que é aqui considerada como uma importante ferramenta no processo de aquisição da confiança dos professores de FLE. Outrossim, serão sugeridas atividades que podem desenvolver a habilidade escrita entre as quais o comentário literário, os relatórios de estágio e os trabalhos de conclusão de curso. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Desmons (2005), Cuq&Gruca (2010) et Cicurel (2011). Os resultados oferecem pistas para que as primeiras experiências em sala de aula de língua estrangeira sejam vividas de forma enriquecedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Armani Galli, Universidade Federal Fluminense

Titulaire d’un Doctorat en Linguistique par l’UFRGS et d’un Master en Théorie de la littérature française par la PUCRS. Enseignante-chercheur de français auparavant à l’UFPE, àl’heure actuelle l’UFF et membre du Lenufle (LEttirsme/Littératie NUmérique de Français Langue Étrangère).

Referências

AUBIN, S. & GALLI, J. 2015. Motiver à l’enseignement du français au Brésil. In : Le Français Dans Le Monde. Numéro 397/Janvier-Février. Paris: CLE International. P. 34 et 35.

CICUREL, F. 2011. Les interactions dans l’enseignement des langues: agir professoral et pratiques de classe. Paris: Didier.

CUQ, J-P. 2010. Dictionnaire de Didactiques du Français : langue étrangère et seconde. Paris : CLE International.

DESMONS, F. et al. 2005. Enseigner le FLE: pratiques de classe. Paris: Belin.

GALLI, J. A. Des représentantions culturelles dans l’enseignement-apprentissage de français: la langue comme signe d’altérité dans le programme Brafitec. In: Mobilités, Réseaux et interculturalités, nouveaux défis pour la recherche scientifique et la pratique professionnelle. Collections Espaces Interculturels. Orgs. COSTA-FERNANDEZ, DENOUX et LESCARRET. Éditions de L’Harmattan, 2018, p. 249-260.

GALLI, J. A. Línguas estrangeiras: formação e pesquisa nas Letras, consciência política e social. In: GELNE 40 ANOS: experiências teóricas e práticas nas pesquisas em Linguística e Literatura. São Paulo: Blucher, 2017a, p. 231-252.

GALLI, J. A. La notion d’interculturel et l’enseignement-apprentissage des langues étrangères au Brésil: représentations et réalités du français. In: Synergies Brésil –Territoires et expériences de la francophonie en Amérique du Sud et ailleurs. Número 12, GERFLINT, 2017b, p. 81-102.Disponível em: http://gerflint.fr/Base/Bresil12/armani_galli.pdf

GALLI, J. A. SANTOS, L. Tornar-se professor de francês no Brasil: a experiência do projeto ‘Les Crabes’ para a implementação de políticas públicas linguísticas. Cadernos de Letras da UFF: Niterói, número 53, p. 379-401, 2016. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/271/171

GALLI, J. A. 2011. As línguas estrangeiras como política de educação pública plurilíngue. In: Galli, J.A. Línguas que botam a boca no mundo: reflexões sobre teorias e práticas de línguas. Recife: Editora Universitária EDUFPE, p. 15-36.

TAGLIANTE, C. 2006. La classe de langue. Paris: CLE International.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Galli, J. A., & Aubin, S. P. B. (2018). O papel da escrita na aquisição de confiança dos futuros professores de FLE no Brasil. Non Plus, 7(13), 4-16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7i13p4-16
Seção
DIDÁTICA