O papel da escrita na aquisição de confiança dos futuros professores de FLE no Brasil

Autores

  • Joice Armani Galli Universidade Federal Fluminense
  • Simone Pires Barbosa Aubin Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7i13p4-16

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Francês, Dificuldades, Desafios, Habilidade escrita

Resumo

Resumo: Este artigo contempla os desafios e as dificuldades encontrados pelos professores iniciantes em francês língua estrangeira na região Nordeste do Brasil. Trata-se de reflexões realizadas pelo laboratório LENUFLE, comprometido em discutir a metodologia e a pesquisa em torno do ensino do francês. Além da identificação dos medos e das dificuldades encontradas nas salas de aula de FLE, esse estudo indicará soluções concretas ao problema através da expressão escrita que é aqui considerada como uma importante ferramenta no processo de aquisição da confiança dos professores de FLE. Outrossim, serão sugeridas atividades que podem desenvolver a habilidade escrita entre as quais o comentário literário, os relatórios de estágio e os trabalhos de conclusão de curso. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Desmons (2005), Cuq&Gruca (2010) et Cicurel (2011). Os resultados oferecem pistas para que as primeiras experiências em sala de aula de língua estrangeira sejam vividas de forma enriquecedora.

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Biografia do Autor

  • Joice Armani Galli, Universidade Federal Fluminense

    Titulaire d’un Doctorat en Linguistique par l’UFRGS et d’un Master en Théorie de la littérature française par la PUCRS. Enseignante-chercheur de français auparavant à l’UFPE, àl’heure actuelle l’UFF et membre du Lenufle (LEttirsme/Littératie NUmérique de Français Langue Étrangère).

  • Simone Pires Barbosa Aubin, Universidade Federal de Pernambuco

    Titulaire d’un Doctorat et d’un Master en Littérature Comparée par l’Université d’Angers. En-seignante-chercheur de français à l’UFPE et membre du Lenufle (LEttrisme/Littératie NUmé-rique de Français Langue Étrangère).

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

DIDÁTICA

Como Citar

Galli, J. A., & Aubin, S. P. B. (2018). O papel da escrita na aquisição de confiança dos futuros professores de FLE no Brasil. Non Plus, 7(13), 4-16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7i13p4-16