Mídia comunitária e novas construções periféricas sociais no Brasil

Autores

  • Rosana Martins Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102196

Palavras-chave:

mídia comunitária, audiovisual, periferia, hip-hop, identidade, protagonismo social

Resumo

O presente ensaio visa analisar a articulação teórica em torno dos
conceitos de representação, esfera da visibilidade e reconhecimento social, a
fim de retratar o nomeado “cinema de periferia”, suas instâncias de produção e
difusão. Procuro identificar a importância dada à conquista de espaços em termos
de visibilidade e a postura dos coletivos periféricos, emergindo numa conjuntura
social cada vez mais atravessada por uma multifacetada gama de ambivalências
circunscritas na metrópole como centro de difusão e consumo de imaginários
culturais, no contexto de uma sociedade marcada por rupturas no sentido da
racionalidade humana embrutecida pelo capital.

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Biografia do Autor

  • Rosana Martins, Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa
    Cientista Social pela Universidade de São Paulo- USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa, membro The Transnational Lives, Gender and Mobility network (TLM & G) - Institute of Social Sciences - University of Lisbon / European Science Foundation.

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Mídia comunitária e novas construções periféricas sociais no Brasil. (2015). Novos Olhares, 4(1), 21-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102196