Devoções

Autores

  • Jorge Martins Rosa FCSH-UNL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102232

Palavras-chave:

Facebook, Netnography, Music, Sociability

Resumo

A Internet vive de paixões: aí pode encontrar-se de tudo porque há sempre quem esteja disposto, de forma voluntária e sem fins lucrativos, a partilhar hobbies e obsessões. Mesmo nos interesses mais obscuros, devido ao efeito de escala, pode encontrar-se um vasto conjunto de outros indivíduos com preferências coincidentes, ora transvasando fronteiras nacionais, ora mantendo a especificidade local. Nos grupos do Facebook também este fenómeno está presente, e o facto de ser a rede social dominante constitui-o como local privilegiado para uma análise (n)etnográfica. É a proposta deste texto, que toma como estudo de caso um grupo, predominantemente português, cujo nome poderia ser confundido com o de uma seita religiosa se não fosse óbvia a ironia, e onde os membros são incentivados, a partir de um tema que muda diariamente, a mostrar os seus conhecimentos da música rock-pop contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Jorge Martins Rosa, FCSH-UNL
    Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL, leccionando «Modos da Ficção», «Cibercultura» e «Cultura Pop». No seu doutoramento, procurou estabelecer ligações entre a obra de Philip K. Dick e a retórica discursiva da cibercultura. Foi o investigador principal do projecto «A Ficção e as Raízes da Cibercultura».

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ