Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais

  • Carla Baiense Felix Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Helen Pinto de Britto Fontes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: juventude, consumo, notícias, cultura

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “Juventude, produção e consumo de notícias: novas dinâmicas, usos e apropriações”. Analisamos os hábitos de 100 jovens entre 18 e 23 anos, pertencentes a dois grupos distintos: alunos do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal Fluminense, e estudantes do Pré-Universitário Popular. A análise buscou identificar a relação entre dados demográficos, hábitos de consumo e percepções, num ambiente marcado pela proliferação de conteúdos e dispositivos midiáticos. A especificidade da proposta está na investigação das formas de apropriação e consumo das notícias, um conceito, aliás, em transição, como analisamos. Buscou-se, ainda, estabelecer diferenças entre os comportamentos e crenças desse grupo etário, no que diz respeito à mídia, e dos demais extratos da população, mapeando o que seria um comportamento geracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Baiense Felix, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq/2014).

 

Larissa de Morais Ribeiro Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq/2014).

 

Helen Pinto de Britto Fontes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Filiada ao Grupo de Pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq/2014).

Referências

BOURDIEU, P. O capital social - Notas provisórias. In: CATANI, A. & NOGUEIRA, M. A. (Orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

____________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

AUTOR et. al. Confiança e consumo da mídia impressa entre jovens: apontamentos a partir da Pesquisa Brasileira de Mídia. Revista Mediação. Belo Horizonte, v. 18, n. 22, jan./jun. de 2016.

______________________. O futuro do jornalismo: como os estudantes da UFF consomem notícias. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.

GROPPO, Luís Antonio. O funcionalismo e a tese da moratória social na análise das rebeldias juvenis. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, n.26, p.37-50, 2009.

MARGULIS, Mario; URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra. In: Margulis, M. (org.). La juventud es Más Que una Palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.

________________________. Ofício de cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Ed. Loyola, 2004.

PNAD 2012: Cai o percentual de pessoas sem instrução. Disponível em http://www.brasil.gov.br/educacao/2013/09/pnad-2012-cai-o-percentual-de-pessoas-sem-instrucao. Acessado em 28/05/2017.

PORTO, Walter. Estudante típico das 10 melhores está distante da média brasileira. Disponível em http://ruf.folha.uol.com.br/noticias/2015/09/1680561estudantetipicodas10melhoresestadistantedamediabrasileira.shtml. Acesso em 9 de setembro de 2016.

SCOLARI, Carlos A. Ser joven nunca fue fácil. Entrevista a Rossana Reguillo. Disponível em http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/rossana_reguillo_-_ser_joven_nunca_fue_facil.pdf. Acessado em 30/07/2016.

Volt Data. A Conta do Passaralho. Disponível em http://passaralhos.voltdata.info/. Acesso em 9 de setembro de 2016.

Williams, R. Marxismo e literatura (W. Dutra, Trad.) Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Publicado
2018-07-10
Como Citar
Felix, C., Mendes, L., & Fontes, H. (2018). Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais. Novos Olhares, 7(1), 22-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131880
Seção
ARTIGOS