Hibridismo como forma televisiva impura: vozes dissonantes em The Voice Brasil

Autores

  • Rosana de Lima Soares Universidade de São Paulo
  • Andrea Limberto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.140389

Palavras-chave:

Práticas Midiáticas, Narrativas Audiovisuais, Hibridismo, Visibilidade, Reality TV.

Resumo

Este artigo pretende recuperar a experiência recente, cada vez mais valorizada e profusa, dos formatos audiovisuais híbridos no sentido de investigar possibilidades para o protagonismo discursivo de distintos atores sociais. Em termos gerais, trataremos de alguns aspectos constituintes do reality show The Voice Brasil, apontando espaços de presença/ausência de sujeitos não hegemônicos em programas televisivos; as práticas discursivas como espaços de intertextualidade e heterogeneidade, comumente referidas nos debates sobre convergências midiáticas; as múltiplas identidades do sujeito em meio à proliferação de imagens; as políticas da representação e os regimes de visibilidade presentes nas mídias, especialmente aqueles relacionados a figuras de alteridade, estabelecendo tensões entre as narrativas do mesmo e do outro nelas apresentadas.

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Biografia do Autor

  • Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo

    Professora livre-docente no Departamento de Jornalismo e Editoração e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), realizou pesquisa de pós-doutorado no King’s College Brazil Institute (Londres/Inglaterra). É pesquisadora do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas.

  • Andrea Limberto, Universidade de São Paulo

    Mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, realizou pesquisa de pós-doutorado na mesma instituição, intitulada “Nos Termos da #Interdição” (bolsista Fapesp). É pesquisadora do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Hibridismo como forma televisiva impura: vozes dissonantes em The Voice Brasil. (2017). Novos Olhares, 6(2), 7-21. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.140389