Seriam os dados sublimes?

Uma visita crítica à exibição The Glass Room

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149040

Palavras-chave:

Estética, Big data, Consumo, Identidade, Privacidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência estética proporcionada pela exibição The Glass Room, realizada em Londres, que trata dos dados monitorados a partir dos consumos e usos de serviços online e reorganizados como big data na produção de perfis comportamentais dos usuários. Como metodologia, escolhemos a observação participante, realizada no dia 22 de novembro de 2017, bem como a construção de um percurso teórico-metodológico para a reflexão de aspectos da exibição no que toca a estetização no estágio do capitalismo artista, a partilha do sensível, a estética monstrutivista na construção de identidades digitais e o papel dos registros como modus operandi das obras analisadas. No final deste percurso, propomos que os dados apresentados na exibição atingem a proposição kantiana de sublime e abordamos os desdobramentos de sua grandeza para os visitantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marilia Duque Pereira, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Comunicação e Práticas de Consumo com pesquisa orientada às moralidades do envelhecimento e saúde e sua relação com os usos de smartphones e aplicativos de mobile health.

Referências

AGÊNCIA EFE. Facebook, Twitter e Google veem influência da Rússia em eleições nos EUA. G1, São Paulo, 31 out. 2017. Mundo. Disponível em: <https://glo.bo/2A14jEE>. Acesso em: 19 dez. 2017.

AGRA, L. Monstrutivismo: reta e curvas nas vanguardas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

ARANTES, P. Re/escrituras da arte contemporânea: história, arquivo e mídia. Porto Alegre: Sulina, 2015.

BEAN, R. How companies say they are using big data. Harvard Business Review, Harvard, 28 abr. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2pGe9aM>. Acesso em: 16 ago. 2018.

CAIRO, A. The functional art: an introduction to information graphics and visualization. San Francisco: New Riders, 2013.

CAMPBELL, C. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: CAMPBELL, C.; BARBOSA, L. (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CARISON, R. The psycology of sharing. Contently, [S.l.], 24 fev. 2012. Disponível em: <https://bit.ly/2IJTGsm>. Acesso em: 20 dez. 2017.

CUIDADO com as mídias sociais: seu futuro empregador está de olho. G1, São Paulo, 27 maio 2016. Economia: concursos e emprego. Disponível em: <http://glo.bo/1NRE3Q7>. Acesso em: 18 dez. 2017.

DAVIES, W. The happiness industry: how the government and big business sold us well-being. London: Verso, 2016.

FUCHS, C. New media, web 2.0 and surveillance. Sociology Compass, Hoboken, v. 5, n. 2, p. 134-147, fev. 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2pI9nYi>. Acesso em: 28 jan. 2016.

GUMBRETCH, H. U. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: GUIMARÃES, C.; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C. Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

KEYES, D. Walmart is charging different prices online and in-store. Business Insider, New York, 15 nov. 2017. Disponível em: <https://read.bi/2pNiIhv>. Acesso em: 18 dez. 2017.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LUPTON, D. Self-tracking modes: reflexive self-monitoring and data practices. SSRN, Amsterdã, 21 ago. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2J8A9Ce>. Acesso em 20 junho 2018.

NEFF, G.; NAFUS, D. Self-tracking. Cambridge: MIT Press, 2016.

NISSENBAUM, H. A contextual approuch to privacy online. Deadalus, Cambridge (MA), v. 140, n. 4, p. 32-48, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2E7DKBH>. Acesso em: 28 jan. 2016.

OLIVEIRA, Í. S. C. S. et al. Explorando conceitos – pesquisa bibliográfica e elaboração de infográfico sobre definições do campo de Design da Informação. InfoDesign, Curitiba, v. 14, n. 3, p. 285-308, 2017.

OUDSHOORN, N. Telecare technologies and the transformation of healthcare. London: Palgrave Macmillan, 2011.

PALO, M. J. A palavra e o imaginário em Alice através do espelho, de Lewis Carroll. Literartes, São Paulo, n. 3, 2014.

PARENTES, J. Como o Netflix usa algoritmos para escolher a sua nova série perfeita. TechTudo, [S.l.], 27 ago. 2017. Downloads. Disponível em <https://glo.bo/2A0UnuC>. Acesso em: 19 dez. 2017.

PEREIRA, M. D. E. S. Éthos em rede: dinâmicas, apropriações e implicações éticas do éthos conectado no Facebook. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2PlUJkY>. Acesso em: 12 jan. 2018.

PERES-NETO, L. Ética, comunicação e consumo: apontamentos a partir do estudo da privacidade. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 24., 2015, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Compós, 2015. p. 1-18. Disponível em: <https://bit.ly/2QCOZ6i>. Acesso em: 28 jan. 2016.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Exo Experimental Org.; Editora 34, 2009.

REBELLO, J; SHUKLA, S. Forget credit rating, your social media posts may decide whether you will get a loan or not. The Economic Times, Mumbai, 13 dez. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2OQPfBq>. Acesso em: 18 dez. 2017.

SBARAI, R. Empresas seguem funcionários nas redes sociais. Veja, São Paulo, 2 jul. 2010. Tecnologia. Disponível em: <https://abr.ai/2QCBx2o>. Acesso em: 18 dez. 2017.

SOLOVE, D. J. ‘I've got nothing to hide’ and other misunderstandings of privacy. San Diego Law Review, San Diego, v. 44, p. 745-772, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Seriam os dados sublimes? Uma visita crítica à exibição The Glass Room. (2018). Novos Olhares, 7(2), 38-52. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149040