John Dewey no cinema

os princípios educativos no filme "Além da sala de aula"

Palavras-chave: John Dewey, Além da Sala de Aula, Filme, Educação

Resumo

Este artigo problematiza o filme americano Além da sala de aula (Beyond the blackboard, EUA), de 2011, cuja história retrata a escola de um abrigo temporário em que estudam os filhos de pessoas que não têm onde morar. O filme evidencia o papel da professora Stacey Bess, interpretada pela atriz canadense Emily VanCamp. Nosso eixo de análise tem como base os princípios educativos discutidos no livro Vida e educação, de John Dewey. Objetivamos verificar, em especial, a prática docente, o comportamento dos alunos e os conceitos de educação e escola exibidos no filme e compará-los com os apresentados no livro de Dewey. Constatamos que, embora o filme não anuncie as premissas educativas do autor, a prática pedagógica apresentada se assemelha àquela defendida por ele, bem como os conceitos de aluno, escola e educação apresentados também têm relação com as discussões realizadas por Dewey.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduada em Pedagogia pela UEM e em Jornalismo pela Faculdade Maringá.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Graduada em História pela Faculdade Auxilium de Lins (FAL) e em Ciências Sociais pela Unesp.

Referências

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.

DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Abril Cultural, 1997.

FABRIS, E. H. As marcas culturais da pedagogia do herói. In: REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24., 2001, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: Anped, 2001. Disponível em <https://bit.ly/2OeUmff >. Acesso em: 9 out. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Edart, 1974.

Publicado
2018-12-05
Como Citar
Accorsi, F., & Teruya, T. (2018). John Dewey no cinema. Novos Olhares, 7(2), 15-22. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149406
Seção
ARTIGOS