Comunicação e administração

dois campos que dialogam no ambiente organizacional

  • Ivone de Lourdes Oliveira PUC Minas
  • Marcela Vouguinha PUC Minas
Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Interface, Administração, Interação

Resumo

Este artigo objetiva compreender a interface entre comunicação organizacional e administração, a partir da análise de artigos apresentados nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração entre os anos de 2008 e 2017. Observa-se em que medida os conceitos e autores de comunicação organizacional são usados como referência e discute-se a importância dessa interface, visto que as organizações se constituem como espaço de interação. Historicamente, a comunicação organizacional foi marcada por esse atravessamento, ainda que tal interface tenha sido problemática e redutora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone de Lourdes Oliveira, PUC Minas

Ivone de Lourdes Oliveira. Professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-doutora pela Université Paul Sabatier - Toulouse, França. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos e conceituais". (PUC Minas/CNPq).

Marcela Vouguinha, PUC Minas

Graduada em Relações Públicas pela PUC Minas. Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da PUC Minas. Integrante do grupo de pesquisa “Dialorg –Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos e conceituais” (PUC Minas/CNPq).

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Sobre. ANPAD, 2018. Disponível em: https://bit.ly/30DJZED. Acesso em: 9 set. 2018.

BAFFI, M. A. T. Modalidades de pesquisa: um estudo introdutório. 2002. Disponível em: https://bit.ly/2QeUKZ6. Acesso em: 9 set. 2018.

BALDISSERA, R. Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação. In: Kunsch, M. M. K. (org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. v. 3, p. 61-76.

BATINGA, G. L.; MENEZES, F. P. D. As contribuições da semiolinguística à compreensão dos sentidos da comunicação organizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XLI., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2VTVFEw. Acesso em: 15 ago. 2018.

BRAGA, J. L. Os estudos de interface como espaço de construção do campo da comunicação. Contracampo, Rio de Janeiro, n. 10-11, p. 219-236, 2004.

CARDOSO, O. O.; FOSSÁ, M. I. T. Comunicação organizacional: confronto entre Luhmann e Habermas: conjecturas necessárias. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXII., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2Wi1kDD. Acesso em: 15 ago. 2018.

CAVALCANTE, R. C. Comunicação organizacional: uma abordagem a partir do Interacionismo Simbólico. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXII., 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2M1YWgo. Acesso em: 15 ago. 2018.

COSTA, A. S. M.; BARROS, D. F.; CELANO, A. A construção da memória empresarial como estratégia de comunicação organizacional: uma discussão inicial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXVI., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2VKyl74. Acesso em: 15 ago. 2018.

COSTA, A. S. M.; TEIXEIRA, A. C. Gestão da história e das memórias empresariais? Uma reflexão à luz da comunicação organizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XL., 2016, Costa do Sauípe. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2wd6HVV. Acesso em: 15 ago. 2018.

CURVELLO, J. J. A. Uma revisão crítica dos paradigmas clássicos da comunicação e de seus impactos nas organizações. Comunicologia, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 10-28, 2008.

CURVELLO, J. J. A. Metapesquisa nos estudos de comunicação organizacional: uma análise sobre as teorias aplicadas no GT da Compós / 2011-2014. In: SEMINARIO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN, IX., 2017, Goiânia. Goiânia: PPGCOM/Gráfica UFG, 2017.

FRANÇA, F.; FERRARI, M. A. Pode a comunicação organizacional ser considerada uma atividade de lobby?. Organicom, São Paulo, v. 8, n. 14, p. 87-104, 2011.

KUNSCH, M. M. K. Alternativas para o fortalecimento acadêmico na área de comunicação organizacional. Intercom, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 27-40, 1998.

______. Paradigmas e perspectivas epistemológicas dos estudos da comunicação organizacional. ENCONTRO DA COMPÓS, XVIII., 2009, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2009.

______. Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos. In: MARQUES, A. C. S.; OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. P. (org). Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2017. v. 2, p. 41-54.

LESSA, A. K. M. C.; MENDONÇA, J. R. C.; BASTOS, B. E. N. Gerenciamento de impressões na comunicação organizacional: consolidação de uma imagem socialmente responsável entre os stakeholders internos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXIII., 2009, São Paulo. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2MhV9vJ. Acesso em: 15 ago. 2018.

LIMA, F.; BASTOS, F. O. S. Reflexões sobre o objeto da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. P. (org). Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012. p. 25-48.

MARQUES, A. S.; OLIVEIRA, I. L. Configuração do campo da comunicação organizacional no Brasil: problematização, possibilidades e potencialidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXVIII., 2015, Rio de Janeiro. São Paulo: Intercom, 2015.

MATTOS, M. A. Interfaces do saber comunicacional e da comunicação organizacional com outras áreas de conhecimento. In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (org). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011. p. 21-42.

OLIVEIRA, I. L. Objetos de estudo da comunicação organizacional e das relações públicas: um quadro conceitual. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10-11, p. 57-63, 2009.

______. Evolução e perspectivas do campo acadêmico da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CASTRO, D.; MARQUES DE MELO, J.; CASTRO, C. (org). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Brasília, DF: Ipea, 2010. p. 181-192.

OLIVEIRA, I. L.; MOURÃO, I. Comunicação organizacional: análise dos construtos teóricos e a práxis na formação do discurso. In: ENCONTRO DA COMPÓS, XXIII., 2014, Universidade Federal do Pará, Belém. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2014.

PINTO, J. Comunicação organizacional ou comunicação no contexto das organizações. In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (org). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011. p. 85-94.

SAIS, R. M.; BERGUE, S. T. Comunicação organizacional: um estudo de caso na Embrapa Pecuária Sul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXIV., 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2Qi1jds. Acesso em: 15 ago. 2018.

SCROFERNEKER, C. M. A. Comunicação organizacional: certezas e incertezas. In: SCROFERNEKER, C. M. A. (org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 15-28.

______. Contra tendências paradigmáticas da comunicação organizacional contemporânea. In: ENCONTRO DA COMPÓS, XX., 2011, Porto Alegre. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2011.

Publicado
2019-07-04
Como Citar
Oliveira, I., & Vouguinha, M. (2019). Comunicação e administração. Novos Olhares, 8(1), 97-108. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150351
Seção
ARTIGOS