Podcast e radiojornalismo

uma aproximação entre a mídia formal e as novas experiências de produção e escuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166393

Palavras-chave:

podcast, rádio, jornalismo, radiojornalismo, escuta

Resumo

O artigo relaciona a formação histórica do radiojornalismo com o podcast, apontando que características institucionalizadas se prolongam em novas práticas, e quais devem ser repensadas. O rádio brasileiro valoriza o modelo “hard news”, com cobertura ao vivo, vozes de especialistas e entrevistas apoiadas por pautas apressadas, causa e consequência da insignificante presença de modos mais elaborados de produção. Já plataformas assíncronas como o podcast caracterizam nova Experiência Midiatizada de Escuta, decorrência das “estruturas de sentimento” contemporâneas, determinadas pela mediação tecnológica de práticas cotidianas e por relações emergentes de representatividade, impondo uma nova lógica de consumo de notícia. Escolhemos o podcast Vozes: histórias e reflexões, da CBN, como exemplo para um modelo que mantém a tradição jornalístico-radiofônica de reportagens especiais, enquanto quebra o paradigma estabelecido e propõe uma nova ordem de produção e provocação de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Ferraz, Universidade Cruzeiro do Sul

Jornalista pela Universidade Metodista, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul. Ex-professor e ex-coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Ex-repórter, redator, diretor de programas das Rádios Cultura de São Paulo e Gazeta de São Paulo. Ex-produtor independente da Rádio USP de São Paulo.

Daniel Gambaro, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Meios e Processos Audiovisu­ais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma instituição e graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universi­dade Anhembi Morumbi.

Referências

ALSINA, M. R.. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
BERRY, R. Podcasting: considering the evolution of the medium and its association with the word ‘radio’. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, vol. 14, n. 1, p. 7-22, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1386/rjao.14.1.7_1. Acesso em 17/jul/2017.
BONINI, T.. Introduction. The listener as producer: The rise of the networked listener. In: BONINI, T.; MONCLÚS, B. (ed.). Radio audiences and participation in the age of network society. Nova York: Londres: Routledge, 2015, p. 1-36.
DUBBER, A. Radio in the digital age. Cambridge: Polity Press, 2013
EDSON RESEARCH; TRITON DIGITAL. The Infinite Dial 2019. Edson Research & Triton Digital, 06/mar/2019. Disponível em: https://www.edisonresearch.com/infinite-dial-2019/. Acesso em 09/06/2019.
FERRARETTO, L. A. O hábito de escuta: pistas para a compreensão das alterações nas formas do ouvir radiofônico. Ghrebh- Revista de Comunicação Cultura e Teoria da Mídia, vol. 9, n. 1, p. 106-131, 2007. Disponível em http://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh-%209/10_ferraretto.pdf. Acesso em 09 de junho de 2019.
FERRARETTO, L. A.. Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência: apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica. Revista Famecos, vol. 21, n. 3, p. 943-965, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18855. Acesso em 17/fev/2019.
FERRARETTO, L. A.; KISCHINHEVSKY, M. Rádio e Convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. In: Compós 2010, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais […] Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1495.pdf, acesso em 17/fev/2019.
FERRAZ, N. Reportagem no rádio: realidade brasileira, fundamentação, possibilidades sonoras e jornalísticas a partir da peça radiofônica reportagem. 2016. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2016.
GHONIM, W.; RASHBASS, K. Transparency: What’s Gone Wrong with Social Media and What Can We Do About It?. Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy. 27/mar/2018. Disponível em https://shorensteincenter.org/transparency-social-media-wael-ghonim/, acesso em 17/fev/2019.
GRUPO DE MÍDIA SP. Mídia Dados Brasil 2005. São Paulo: Grupo de Mídia SP, 2005.
GRUPO DE MÍDIA SP. Mídia Dados Brasil 2018. São Paulo: Grupo de Mídia SP, 2018.
HERRERA DAMAS, S. Cómo elaborar reportajes en radio. Buenos Aires: La Crujía, 2008.
KAPLÚN, M. Producción de programas de radio: El guión – la realización. Quito: Ediciones Ciespal, 1978.
KISCHINHEVSKY, M.. Cultura da Portabilidade: novos usos do rádio em mídia sonora. Observatório (OBS*), vol. 3, n. 1, p. 223-238, 2009. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/271/241. Acesso em 09/jun/2019.
KISCHINHEVSKY, M.. Rádio e mídias sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
LÓPEZ VIGIL, J. I. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.
MARCONDES FILHO, C. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo; Hacker Editores, 2000.
MCHUGH, S. How podcasting is changing the audio storytelling genre. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, vol. 14, n. 1, p. 65-82, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1386/rajo.14.1.65_1. Acesso em 17/jul/2017.
MIÈGE, Bernard. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.
ORTRIWANO, G.S. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação de conteúdo. 4ª ed. São Paulo, SP: Summus, 2001.
PARISER, E.. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012, e-book.
PLUSKOTA, J. P.. The Perfect Technology: Radio and Mobility. Journal of Radio & Audio Media, vol. 22, n. 2, p. 325-336, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/19376529.2015.1083378. Acesso em 17/jul/2017.
QUATRO em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. Revista Piauí (edição online), 11/mai/2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/. Acesso em: 09 de junho de 2019.
RAJAR. MIDAS Measurement of Internet Delivered Audio Services: Spring 2019. Londres: Rajar, 2019. Disponível em https://www.rajar.co.uk/docs/news/MIDAS_Spring_2019.pdf. Acesso: 09 de junho de 2019.
SANDE, M. F.; GALLEGO, J. I.. Challenges for radio in the digital era: Diversity, innovation and Policies. In GALLEGO, J. I; SANDE, M. F.; LIMÓN N. (eds.) Trends in radio research: Diversity, innovation and policies. Newcastle- upon-Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2018, pp. 1-14.
SANTOS, G. N. Um cinema para os ouvidos: mapeando o radiodocumentário. 2016. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2016
SODRÉ, M. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
SODRÉ, M.; FERRARI, M. H. Técnicas de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.
TAVARES, M. (org.). Manual de redação CBN. São Paulo: Editora Globo, 2011.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística, uma comunidade interpretativa transacional. v. II, Florianópolis: Insular, 2005.
USHER, N. Re-thinking Trust in the News: A material approach through “Objects of Journalism”. Journalism Studies, vol. 19, n. 4, p. 564-578, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1461670X.2017.1375391. Acesso em 17/fev/2019.
VICENTE, E.. Do rádio ao podcast: As novas práticas de produção e consumo de áudio. In: Compós 2018, 27, 2018, Rio de Janeiro. Anais […] Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Disponível em: http://www.compos.org.br/menu_anais.php?idEncontro=Mjc=, acesso em 07 de novembro de 2018.
WILLIAMS, R. Marxismo y literatura. Barcelona: Ediciones 62, 1980.
WILLIAMS, R. Cultura: Sociología de la comunicación y del arte. Barcelona: Buenos Aires: Ediciones Paidós, 1982.
ZUCULOTO, V.R.M. No ar: a história da notícia de rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Ferraz, N., & Gambaro, D. (2020). Podcast e radiojornalismo: uma aproximação entre a mídia formal e as novas experiências de produção e escuta. Novos Olhares, 9(1), 155-172. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166393

Edição

Seção

ARTIGOS