Shanghai gangster films and the politics of change

a study of Lord of the East China Sea (1993) and The Last Tycoon (2012)

Autores

  • Tatu-Ilari Laukkanen University of Tampere. Faculty of Communication Sciences

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.172000

Palavras-chave:

Filme de Gângster, Indústria Cinematográfica de Hong Kong, Globalização, Xangai, Du Yuesheng

Resumo

Neste artigo, por meio de uma leitura textual muito aproximada, mostrarei as diferenças ideológicas entre dois filmes baseados na vida do gangster de Xangai Du Yuesheng (1888, Pudong - 1951, Hong Kong) através de uma análise formal e narrativa. Du já era uma celebridade em sua época na era republicana e ainda é uma figura controversa na Grande China. No entanto, existem apenas dois filmes baseados na vida do chefão do ópio da Confissão Francesa, a recente coprodução de Hong Kong/RPC The Last Tycoon (Da Shang Hai, Wong Jing, 2012) e as épicas duas partes Senhor do Mar da China Oriental I e II (Shang Hai huang di zhi: Sui yue feng yun e Shang Hai huang di zhi: Xiong ba tia xia, Hong Kong, Poon Man-kit 1993). Mostro como esses filmes refletem as mudanças político-econômicas de Hong Kong e da China, concentrando-se na representação da classe social e do sujeito, na representação da migração e imigração interna e no nacionalismo. Os filmes serão discutidos em relação às mudanças na indústria cinematográfica de Hong Kong, no cinema chinês e mundial e no gênero de gângsteres transnacionais, mostrando como os cinemas locais e globais afetaram esses filmes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatu-Ilari Laukkanen, University of Tampere. Faculty of Communication Sciences

    Recebeu o t´ítulo de doutor em 2017, pelo Departamento de Literatura Comparada na Universidade de Hong Kong. Acadêmico do cinema e profissional da indústria, é afiliado ao Departamento de Comunicações na Universidade de Tampere. É especialista no BRICS como bloco cultural e membro da rede de Pesquisa de Mídia dos BRICS da Universidade de Tampere, e também um membro do TaRC (Tampere Research Centre for Russian and Chinese Media - Centro de Pesquisa de Tampere para Mídia Russa e Chinesa).

Referências

BOWMAN, P. Fists of Bruce Lee, Shanghai Martial Arts Film Legacy. In: BERRA, J.; JU, W. (org.) World Film Locations: Shanghai. Bristol: Intellect Press, 2014, pp. 28-29.
BUCK-MORSS, S. Dreamworld and Catastrophe, The Passing of Mass Utopia in the East and West. Cambridge: MIT Press, 2000.
GOODMAN, D. S. G. Class in Contemporary China. Cambridge: Polity Press, 2014.
INGLE, Z. Temptress Moon. In: BERRA, J.; JU, W. (org.) World Film Locations: Shanghai. Bristol: Intellect Press, 2014, 40-41.
KAMINSKY, S. M. Little Caesar and its Role in the Gangster Film Genre. In: SILVER, A.; URSINI, J. (org.) The Gangster Film Reader. Pompton Plains: Limelight Editions, 2007, pp. 47-63.
LAM, D. The Cinema of Development: Class Factors and Global Trends in Hong Kong Cinema. 2013. Tese (Doutorado), Hong Kong University, 2013.
MARTIN, B. G. The Shanghai Green Gang, Politics and Organized Crime 1919-1937. Berkeley: University of California Press, 1996.
MILLER, T. China's Urban Billion, The Story About the Biggest Human Migration in History. Londres: Zed Books, 2012.
ONG, A. Flexible Citizenship, The Cultural Logics of Transnationality. Durham: Duke University Press, 1999.
FENG, W.; YANG, S. Communist Resilience, Institutional Adaptations in Post-Tiananmen China. In: BANDELJ, N.; SOLINGER, D. J. (org.) Socialism Vanquished, Socialism Challanged, Eastern Europe and China, 1989-2009. Nova York: Oxford University Press, 2012, pp. 219-237.
ROFEL, L. Desiring China: Experiments in Neoliberalism, Sexuality and Public Culture. Durham: Duke University Press, 2007.
SZETO, M. M.; Chen, Y. Mainlandization and Neoliberalism with Postcolonial and Chinese Characteristics, Challenges for the Hong Kong Film Industry. In: KAPUR, J.; WAGNER, K. B. (org.) Neoliberalism and Global Cinema, Capital, Culture and Marxist Critique. Nova York: Routledge, 2011, pp. 239-260.
SZETO, M. M.; Chen, Y. To Work or Not to Work: the dilemma of Hong Kong Film Labor in the Age of mainlandization. Jump Cut, vol. 55, 2013. Disponível em: http://ejumpcut.org/archive/jc55.2013/SzetoChenHongKong/
TEO, S. Hong Kong Cinema: The Extra Dimensions. Londres: BFI Publishing, 2002.
TEO, S. The Asian Cinema Experience. Nova York: Routledge, 2013.
WARSHOW, R. The Gangster as a Tragic Hero. In: SILVER, A.; URSINI, J. (org.) The Gangster Film Reader. Pompton Plains: Limelight Editions, 2007, pp. 11-16.
WILLIAMS, T. The Hong Kong Gangster Film. In: SILVER, A.; URSINI, J. (org.) The Gangster Film Reader. Pompton Plains: Limelight Editions, 2007, pp. 356-379.
YAU, E. Border Crossing: Mainland China's Presence in Hong Kong Cinema. In: BROWNE, N. et al. (org.) New Chinese Cinemas, Forms, Identities, Politics. Nova York: Cambridge University Press, 1994, pp. 180-201.
XIAO, Y. “Leitmotif”: State, Market and Postsocialist Film Industry under Neoliberal Globalization. In: KAPUR, J.; WAGNER, K. B. (org.) Neoliberalism and Global Cinema, Capital, Culture and Marxist Critique. Nova York: Routledge, 2011, pp. 157-179.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Shanghai gangster films and the politics of change: a study of Lord of the East China Sea (1993) and The Last Tycoon (2012). (2020). Novos Olhares, 9(1), 81-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.172000