Além do Flashback: Estéticas Audiovisuais do Fenômeno da Lembrança

Autores

  • Alex Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57041

Palavras-chave:

Estética, Audiovisual, Lembrança, Flashback.

Resumo

Este artigo é inspirado na articulação entre cinema e memória proposta nos ensaios de Munsterberg. Analisamos a representação audiovisual da lembrança, além de sua vinculação ao procedimento narrativo do flashback, objetivando uma abordagem estética. Do lado do audiovisual, nos baseamos no pensamento de Xavier acerca das diferentes proposições ideológicas que orientam a prática cinematográfica. Em relação à memória, trabalhamos a partir da descrição fenomenológica de Bergson e das apropriações de Deleuze. A partir desses marcos conceituais, investigamos três estéticas: o naturalismo, que fabrica flashbacks a partir de convenções na decupagem e mise-en-scène; o realismo, em que a natureza virtual do passado é herdada diretamente de uma lembrança pura; o antirrealismo, que utiliza procedimentos impressionistas e expressionistas na tentativa de superar a dualidade entre presente e passado.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Damasceno
    Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especializado em Cinema pela Unisinos. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro dos Grupos de Pesquisa Processocom e Gpesc.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

GENETTE, G. Discurso da narrativa. Lisboa: Veiga, 1980.

MUNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1991.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Além do Flashback: Estéticas Audiovisuais do Fenômeno da Lembrança. (2013). Novos Olhares, 2(1), 56-66. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57041