Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento

Autores

  • Fabiana Piccinin Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Paula Regina Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886

Palavras-chave:

Telejornalismo, Arte, Jornalismo cultural, Facebook.

Resumo

O presente artigo discute como se apresentam as reportagens televisivas
do Arte em 1 em Movimento no telejornal, na internet e no Facebook. O programa,
que apresenta características de um telejornal especializado na cobertura de
notícias relacionadas às expressões artísticas e culturais, faz parte do canal por
assinatura Arte 1, que tem como slogan ser “o primeiro canal brasileiro com vinte
e quatro horas de programação especializado em arte”. A pesquisa discute a
inserção do jornalismo cultural na televisão e os formatos televisivos utilizados
para apresentar as notícias sobre a arte brasileira em um telejornal especializado
no tema exibido em sinal fechado. Na sequência, são observadas também como
essas reportagens são recebidas pelos internautas que acessam a página do canal
na rede social Facebook. Para análise, foi escolhida a edição do dia vinte e dois de
junho 2014.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Piccinin, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Professora e Pesquisadora do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Letras (Unisc). Integrante dos grupos de Pesquisa Leitura, Literatura e Cognição (CNPQ), GENALIC (Grupo de Estudos sobre narrativas literárias e comunicacionais e do GIPTELE, Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo.
  • Paula Regina Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutora em Comunicação Social. Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade Propaganda, Relações Públicas e curso superior de tecnologia em Produção audiovisual na Famecos/PUCRS, coordenadora do Espaço Experiência na mesma instituição e pertence ao grupo interinstitucional de pequisa em telejornalismo - GIPTELE.

Referências

BARBEIRO, H.; LIMA, P. R. de. Manual de telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 252 p.

FIGUEIREDO, V. L. F. Narrativas migrantes: Literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: PUCRio, 2010. 287 p.

FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 27-52.

GADINI, S. L. A lógica do entretenimento no jornalismo cultural brasileiro. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, v. IX, n. 1, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.eptic.com.br/arquivos/Revistas/v.%20IX,n.%201,2007/9%20SergioGadini.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2014.

JAMESON, F. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. 431p.

MARCONDES FILHO, C. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000. 171p.

MÉDOLA, A. S.; REDONDO, L. V. A ficção televisiva no mercado digital. In: RIBEIRO, A. P. G. (Org.). História da Televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010. 347 p.

MELO, J. M. de; ASSIS, F. de (Org.). Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: UMESP, 2010. 331 p.

MÍDIA DADOS BRASIL 2014. Disponível em: <http://sunflower2.digitalpages.com.br/html/reader/119/38924>. Acesso em: 29 jul. 2014.

MÍDIA FATOS TV POR ASSINATURA 2013. Disponível em: <http://www.midiafatos.com.br/site2013/index.html>. Acesso em: 29 jul. 2014.

MOTTA, L. G. Teoria da Notícia: As relações entre o real e o simbólico. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, S. D. (Orgs). O Jornal: Da forma ao sentido. Brasília, DF: Paralelo 15, 1997. 588 p.

PATERNOSTRO, V. I. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 158 p.

PICCININ, F; SOSTER, D. Da Anatomia do telejornal midiatizado: metamorfoses e narrativas múltiplas. Brazilian Jouralism Research. Vol 8, n. 2. 2012. Disponível em: <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/427/385>. Acesso em: 13 dez. 2015.

SOSTER, D. de A. Sistemas, complexidades e dialogias: narrativas jornalísticas reconfiguradas. In: PICCININ, F.; SOSTER, D. de A. (Org.) Narrativas comunicacionais complexificadas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2012. 293 p.

TOURINHO, C. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: Espaço Livros, 2009. 305 p.

Publicação disponível em: < http://midiafatos.org.br/site2013/index.html>. Acesso em 18 de julho de 2014.

Dados sobre a NEOTV disponíveis em:< http://www.neotv.com.br/. Acesso em 10 de julho de 2014.

ARTE 1. O canal, 2009. Disponível em: <http://arte1.band.uol.com.br/o-canal/>. Acesso em: 18 jul. 2014.

FACEBOOK. Arte 1. Disponível em: <https://www.Facebook.com/canalarte1>. Acesso em: 20 jul. 2014.

ARTE 1. Íntegra do programa. Disponível em: <http://arte1.band.uol.com.br/category/programas/videos/arte-1-em-movimento/integra-do-programa/>. Acesso em: 18 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento. (2016). Novos Olhares, 4(2), 37-48. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886