Asserções Sinfônicas: Música e Deslocamentos em Tocar y Luchar

  • Suzana Reck Miranda
  • Daniel Maggi
Palavras-chave: documentário, trilha musical, Tocar y Luchar, El Sistema

Resumo

Nosso artigo analisa o uso da música no documentário venezuelano de temática musical Tocar y Luchar (Alberto Arvelo, 2006). Consideramos que os elementos musicais do filme são motivadores de importantes elos interpretativos e, no intuito de desvelá-los, analisaremos as funções da música em três níveis: na construção da narrativa fílmica, como elemento retórico essencial das ações geopolíticas e sociais do El Sistema (projeto social e cultural retratado no filme) no contexto global e, por último, em possíveis comentários sobre o contexto de polarização sociopolítica que experimenta a Venezuela desde os primórdios da década de 2000.

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Biografia do Autor

Suzana Reck Miranda
Professora do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, ambos da UFSCar, onde ainda coordena o Grupo de Estudos do Som e da Música no Audiovisual (GESSOMA). Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre a relação da música com outros meios, em especial com o cinema. E-mail: suzana@ufscar.br
Daniel Maggi
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista do Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG, da CAPES/CNPq – Brasil. Formado em Comunicação Social pela Universidad Central de Venezuela (Caracas, 2006). E-mail: danielmaggi@gmail.com
Publicado
2014-12-18
Como Citar
Miranda, S., & Maggi, D. (2014). Asserções Sinfônicas: Música e Deslocamentos em Tocar y Luchar. Novos Olhares, 3(2), 125-137. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90209
Seção
ARTIGOS