A Música de André Abujamra no Cinema Brasileiro

Autores

  • Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90213

Palavras-chave:

André Abujamra, trilha sonora, cinema brasileiro, música

Resumo

O artigo expõe os resultados de uma primeira abordagem sobre a música de André Abujamra no cinema brasileiro, especificamente nos filmes Durval Discos (Anna Muylaert, 2002); Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme (Cao Hamburger, 1999) e Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky, 2001). Aborda-se o percurso musical do artista no cinema nacional, buscando a relação entre seus projetos fonográficos e suas composições para cinema. Busca-se o exercício da possibilidade de uma análise fílmica a partir da trilha sonora das obras cinematográficas e de conceitos pertinentes ao universo sonoro no audiovisual. Parte-se da análise estética e contextual das obras com trilha sonora assinada pelo artista, de sua biografia e das formulações teóricas relacionadas ao som e à música de cinema, presente nas obras de autores como Gorbman (1987), Chion (1993), Martin (2003), Carrasco (2003), Costa (2008), entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana
    Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e docente titular do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: georgia.cynara@usp.br

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A Música de André Abujamra no Cinema Brasileiro. (2014). Novos Olhares, 3(2), 175-188. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90213