Vem Ver #Novela, @Você Também: Recepção Televisiva e Interações em Rede a partir do Twitter

  • Rafael Drumond
Palavras-chave: Recepção em Rede, Interação, Telenovela, Twitter

Resumo

Neste artigo tematizo um conjunto de práticas interacionais desenvolvidas no Twitter por telespectadores da novela “Avenida Brasil” (Rede Globo, 2012). Para tanto, efetuo uma leitura sobre o processo de ajustamento entre a TV e as mídias digitais, especificamente no que se refere à apropriação do microblog como plataforma de interação “entre” a audiência “durante” a exibição do folhetim. Amparado por pesquisa empírica, busco caracterizar e analisar as conversações geradas por “Avenida” sobre a plataforma, experiência a partir da qual levanto a hipótese de que a emergência de práticas/processos interacionais rearticula as mediações entre produtores e receptores teleficcionais, sem, necessariamente, pluralizar a cultura do entretenimento midiático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Drumond

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação e Artes nesta mesma instituição. Suas pesquisas são voltadas para a televisão brasileira, com foco em telenovelas e pesquisas de recepção. E-mail: rafael.drumond@yahoo.com.br

Publicado
2014-12-18
Como Citar
Drumond, R. (2014). Vem Ver #Novela, @Você Também: Recepção Televisiva e Interações em Rede a partir do Twitter. Novos Olhares, 3(2), 200-211. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90215
Seção
ARTIGOS