Vem Ver #Novela, @Você Também: Recepção Televisiva e Interações em Rede a partir do Twitter

Autores

  • Rafael Drumond

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90215

Palavras-chave:

Recepção em Rede, Interação, Telenovela, Twitter

Resumo

Neste artigo tematizo um conjunto de práticas interacionais desenvolvidas no Twitter por telespectadores da novela “Avenida Brasil” (Rede Globo, 2012). Para tanto, efetuo uma leitura sobre o processo de ajustamento entre a TV e as mídias digitais, especificamente no que se refere à apropriação do microblog como plataforma de interação “entre” a audiência “durante” a exibição do folhetim. Amparado por pesquisa empírica, busco caracterizar e analisar as conversações geradas por “Avenida” sobre a plataforma, experiência a partir da qual levanto a hipótese de que a emergência de práticas/processos interacionais rearticula as mediações entre produtores e receptores teleficcionais, sem, necessariamente, pluralizar a cultura do entretenimento midiático.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Drumond

    Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação e Artes nesta mesma instituição. Suas pesquisas são voltadas para a televisão brasileira, com foco em telenovelas e pesquisas de recepção. E-mail: rafael.drumond@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Vem Ver #Novela, @Você Também: Recepção Televisiva e Interações em Rede a partir do Twitter. (2014). Novos Olhares, 3(2), 200-211. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90215