O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus

  • Marco Túlio de Sousa
  • Jênifer Rosa de Oliveira
Palavras-chave: mídia, religião. Igreja Universal, análise do discurso

Resumo

Este artigo analisa a campanha “Eu sou a Universal” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que consiste em uma série de depoimentos de profissionais bem sucedidos que supostamente são fieis da denominação. Diferentemente dos relatos divulgados em muitos programas de TV e rádio de propriedade da igreja, a relação com a instituição não fica evidente no contexto da narrativa. Apenas no final, a vinculação com a IURD aparece por meio dos dizeres: “Eu sou a Universal”. Tendo como referencial teórico a análise de discurso francesa, de autores como Pêcheux e Orlandi, e a retórica aristotélica objetivamos identificar o tipo de relação que a IURD procura construir com o público e o modo como este reage. Para tanto, tomamos como objeto de análise o site e a página no facebook da campanha, atentando não somente para as postagens, mas também para os comentários feitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio de Sousa

Professor do curso de Comunicação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Frutal). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Comunicação (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: marcotuliosousa@hotmail.com

Jênifer Rosa de Oliveira
Mestranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Capes e integrante do MIRE (grupo de pesquisa em Mídia, Religião e Cultura) E-mail: jeniferdeoliveira@gmail.com
Publicado
2014-12-18
Como Citar
Sousa, M., & Oliveira, J. (2014). O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus. Novos Olhares, 3(2), 226-238. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90217
Seção
ARTIGOS