O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Marco Túlio de Sousa
  • Jênifer Rosa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90217

Palavras-chave:

mídia, religião. Igreja Universal, análise do discurso

Resumo

Este artigo analisa a campanha “Eu sou a Universal” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que consiste em uma série de depoimentos de profissionais bem sucedidos que supostamente são fieis da denominação. Diferentemente dos relatos divulgados em muitos programas de TV e rádio de propriedade da igreja, a relação com a instituição não fica evidente no contexto da narrativa. Apenas no final, a vinculação com a IURD aparece por meio dos dizeres: “Eu sou a Universal”. Tendo como referencial teórico a análise de discurso francesa, de autores como Pêcheux e Orlandi, e a retórica aristotélica objetivamos identificar o tipo de relação que a IURD procura construir com o público e o modo como este reage. Para tanto, tomamos como objeto de análise o site e a página no facebook da campanha, atentando não somente para as postagens, mas também para os comentários feitos.

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Biografia do Autor

  • Marco Túlio de Sousa

    Professor do curso de Comunicação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Frutal). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Comunicação (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: marcotuliosousa@hotmail.com

  • Jênifer Rosa de Oliveira
    Mestranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Capes e integrante do MIRE (grupo de pesquisa em Mídia, Religião e Cultura) E-mail: jeniferdeoliveira@gmail.com

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus. (2014). Novos Olhares, 3(2), 226-238. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90217