A Cobertura Jornalística do Dia Internacional das Mulheres na Imprensa Portuguesa: Mudanças, Persistências e Reconfigurações

Autores

  • Carla Cerqueira Universidade Lusófona do Porto
  • Rosa Cabecinhas Universidade do Minho e Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102209

Palavras-chave:

Dia Internacional das Mulheres, género, cobertura noticiosa, jornais, Portugal

Resumo

O campo jornalístico, enquanto espaço de debate e enquadramento de determinadas temáticas e grupos, assume um papel central na (re)construção das representações simbólicas de género. Uma grande parte das análises desenvolvidas no âmbito dos estudos feministas dos media tem centrado a atenção no quotidiano da cobertura noticiosa. Neste domínio importa também analisar momentos concretos, nomeadamente as efemérides, enquanto alavancas que podem potenciar maior visibilidade jornalística.

Este artigo tem como principal objetivo analisar a evolução da cobertura jornalística do Dia Internacional das Mulheres na imprensa portuguesa (1975-2007). Focámo-nos num período que se prolonga por mais de três décadas, as quais ficaram marcadas por profundas transformações na sociedade em geral, nos movimentos de mulheres e/ou feministas e nos media em particular.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Cerqueira, Universidade Lusófona do Porto

    Doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade de Psicologia da Comunicação. É bolseira de pós-doutoramento (SFRH/BPD/86198/2012) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), dedicando-se sobretudo aos estudos sobre género e media. É também docente da Universidade Lusófona do Porto. 

  • Rosa Cabecinhas, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro
    Doutorada em Ciências da Comunicação (área de conhecimento Psicologia Social da Comunicação). É docente do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Atualmente é diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais (Universidade do Minho/Universidade de Aveiro).

Downloads

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

A Cobertura Jornalística do Dia Internacional das Mulheres na Imprensa Portuguesa: Mudanças, Persistências e Reconfigurações. (2015). Novos Olhares, 4(1), 37-51. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102209