Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais

Autores

  • Carla Baiense Felix Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Helen Pinto de Britto Fontes Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131880

Palavras-chave:

juventude, consumo, notícias, cultura

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “Juventude, produção e consumo de notícias: novas dinâmicas, usos e apropriações”. Analisamos os hábitos de 100 jovens entre 18 e 23 anos, pertencentes a dois grupos distintos: alunos do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal Fluminense, e estudantes do Pré-Universitário Popular. A análise buscou identificar a relação entre dados demográficos, hábitos de consumo e percepções, num ambiente marcado pela proliferação de conteúdos e dispositivos midiáticos. A especificidade da proposta está na investigação das formas de apropriação e consumo das notícias, um conceito, aliás, em transição, como analisamos. Buscou-se, ainda, estabelecer diferenças entre os comportamentos e crenças desse grupo etário, no que diz respeito à mídia, e dos demais extratos da população, mapeando o que seria um comportamento geracional.

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Biografia do Autor

  • Carla Baiense Felix, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq/2014).

     

  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq/2014).

     

  • Helen Pinto de Britto Fontes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Filiada ao Grupo de Pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq/2014).

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Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais. (2018). Novos Olhares, 7(1), 22-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131880