Disputas ideológicas, cultura negra e jornalismo cultural

A crítica musical carioca e os bailes de soul dos anos 1970

Autores

  • Luciana Xavier de Oliveira Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150341

Palavras-chave:

Identidade Negra, Cultura Popular, Crítica Musical, Jornalismo Cultural, Racismo

Resumo

O Movimento Black Rio se consolidou como uma importante cena musical nos anos 1970 nos subúrbios do Rio de Janeiro, mobilizando um grande mercado consumidor formado especialmente por uma juventude negra. Os bailes de soul foram alvo de críticas veiculadas em órgãos da imprensa ligados tanto ao governo militar quanto a setores da esquerda. O objetivo deste artigo é discutir como o jornalismo cultural e a crítica musical carioca da época encaravam o fenômeno, apresentando uma reflexão sobre disputas em torno da defesa da tradição e autenticidade em oposição a discursos de modernidade e cooptação nas dinâmicas da cultura popular. Nesse sentido, esse artigo apresenta ainda interpretações possíveis sobre processos alternativos de identificação racial, consumo cultural e estratégias político-culturais desenvolvidas em consonância com uma produção afro-diaspórica global.

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Biografia do Autor

  • Luciana Xavier de Oliveira, Universidade Federal do ABC

    Professora adjunta do bacharelado em Ciências e Humanidades e do bacharelado em Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2019-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Disputas ideológicas, cultura negra e jornalismo cultural: A crítica musical carioca e os bailes de soul dos anos 1970. (2019). Novos Olhares, 8(1), 33-46. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150341