O Discurso “Periférico” no Centro da Narrativa Midiática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90205Palavras-chave:
Periferia, série televisiva Central da Periferia, TV GloboResumo
A partir do projeto Central da Periferia, exibido pela TV Globo entre os anos de 2006 e 2008, analisamos os discursos em defesa de um lugar não marginal para o periférico na grande mídia. Nosso percurso metodológico articula as narrativas televisivas expressas em episódios levados ao ar e as vozes do contexto sociocomunicacional ao qual se referem tais narrativas. Observamos como as representações de uma “cultura de periferia” acionaram referências de gostos e repertórios estéticos, supostamente valorizados, em decorrência da constatação de que os produtos e processos culturais desenvolvidos pelos atores sociais da periferia alcançaram protagonismo na chamada cultura de massa, graças a um “saber fazer comunicativo” capaz de subverter as imposições de modelos cunhados pela mídia comercial hegemônica.
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