Incursões da Música Eletroacústica no Cinema

Autores

  • Vanderlei Baeza Lucentini

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90216

Palavras-chave:

Música Eletroacústica, Instrumentos Eletrônicos, Cinema e Trilha Sonora

Resumo

Esse texto tem o propósito de apontar algumas trajetórias que levaram ao encontro do cinema e da música feita com meios eletroacústicos. Ele parte das primeiras experiências sonoras no universo do linguagem cinematográfica e da manipulação direta na película, a inclusão dos instrumentos eletroeletrônicos rejeitados pela música erudita, a escuta reduzida e acusmática de Pierre Schaeffer e Michel Chion, as similaridades das técnicas de ambas as linguagens por Robert Normandeau até o encontro do experimental com o grande público em Toru Takemitsu e Walter Murch. Dentro desse painel, é desenvolvido a discussão técnica, estética e histórica sobre as diversas linhas conceituais, artísticas e tecnológicas que compõe a cartografia sônica da música eletroacústica.

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Biografia do Autor

  • Vanderlei Baeza Lucentini
    Compositor com o enfoque na inter-relação entre música, performance art e mediação tecnológica. Mestre peloo Programa de Pós- graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP. E-mail: qoqlab@gmail.com

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Incursões da Música Eletroacústica no Cinema. (2014). Novos Olhares, 3(2), 212-225. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90216