Notícias

Edição Atual

n. 14 (2019): Dossiê: A tragédia e o trágico na literatura brasileira

Em sua 14ª edição, a Opiniães – Revista dos alunos de literatura brasileira (USP)  (Qualis B1) – aborda o tema da tragédia e das manifestações do trágico na literatura brasileira dos seus começos à contemporaneidade.

Em torno do assunto, indicamos a leitura da seção Dossiê: A tragédia e o trágico na literatura brasileira, assim como dos ensaios produzidos por especialistas convidados, nas seções "Rubricas em torno do trágico e da tragédia" e "Olhares do Brasil sobre a literatura estrangeira". A revista conta ainda com tradução, entrevista, textos literários e ensaios de tema livre, na seção "Outras contemplações sobre a prosa e poesia nacional". 

A imagem de capa desta edição, produzida pelo artista gráfico Rodrigo Del Bem, inspira-se no suplício de Penteu, cantado por Eurípedes, “o mais trágico de todos os poetas” (Aristóteles, Poética, XIII, 1453a), n’As bacantes.

Andréa Jamilly Rodrigues Leitão e Jéssica Cristina dos Santos Jardim

Editoras da Opiniães nº 14

 

 

 

Publicado: 2019-07-31

Edição completa

Editorial

  • Andréa Jamilly Rodrigues Leitão, Jéssica Cristina Jardim
    15-20

Olhares do Brasil sobre a literatura estrangeira

Criação literária

Ver Todas as Edições

Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira é uma publicação semestral das alunas e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Seu objetivo é divulgar trabalhos que versem sobre temas de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas.

As submissões são abertas a pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas diversas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e qualidade dos artigos a ser publicados.

A revista aceita periodicamente contribuições inéditas de artigos, resenhas e criações literárias.

 

 Visite também nossa página no Facebook