Por uma fala: o negro corpo do discurso

Autores

  • Fabiana Carneiro da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.125154

Palavras-chave:

Corpo negro e discurso, Um defeito de cor, Intelectuais negras

Resumo

A necessidade de conceder centralidade ao debate sobre negritude e racismo no Brasil é uma reivindicação de longa data, realizada, sobretudo, pela população negra articulada em uma variedade de agrupamentos político-culturais. Ela remete a um dado concreto e complexo da sociedade brasileira contemporânea: a exclusão e/ou subalternização do negro e da negra do processo que em diversos âmbitos constituiu o que se entende como este estado-nação.  Neste artigo, tendo como pressuposto desdobramentos analíticos sobre a dicção de Kehinde, narradora do romance Um defeito de cor, pretendo refletir sobre o gesto de escrita da autora negra Ana Maria Gonçalves e num encadeamento autorreflexivo sobre meu próprio gesto de escrita enquanto intelectual não-branca. Na medida em que essas vozes buscam  visibilizar uma herança violenta, monstruosa, de um sistema em que a perversão escravista foi administrada sob o respaldo da racionalidade, proponho a investigação dos fundamentose limites de um discurso sobre negritude, os quais se inscrevem no corpo do sujeito enunciador. Desse modo,  retomo o debate sobre experiência e teoria,  atribuindo ao corpo negro o poder de interpelar a ideologia nacionalista e exigir que se repense o vínculo dos lugares de enunciação com o sistema historicamente engendrado e atualmente operante no Brasil. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Carneiro da Silva, Universidade de São Paulo
    Doutoranda pelo departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo

Referências

ALMEIDA, Tereza Virginia de. “A voz como provocação aos estudos literários”. Florianópolis: Revista Outra Travessia. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2011n11p115. Acessado em: 04/2016.

BAIRROS, Luiza. “Nossos feminismos revisitados”. Revista Estudos Feministas, número 2, 1995.

BENTO, Maria Aparecida Silva. “Branqueamento e Branquitude no Brasil”. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAexxUAB/branqueamento-branquitude-no-brasil?part=5. Acessado em: 10/2015.

BREITHAUT, Fritz. Culturas de la empatía. Traducción Alejandra Obermeier. Katz Editores, Madrid/Buenos Aires, 2011.

CUTI, (Luis Silva). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DUARTE, Edurdo de Assis.“Na cartografia do romance afro-brasileiro, Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves”. In: TORNQUIST, C. S. et al. (Org.). Leituras da resistência: corpo, violência e poder. Florianópolis: Editora Mulheres, 2009. Disponível no Portal Literafro: http://150.164.100.248/literafro/. Acessado em: 03/2015.

FANON, Frantz. Pele Negra. Máscaras Brancas. Rio de Janeiro: Ed. Fator, 1983.

FAUSTINE, NONA. https://www.agambiarra.com/white-shoes-nona-faustine. Acessado em 08/2016.

GINZBURG, Jaime. “O narrador na literatura brasileira contemporânea”. In: Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, 2012. Disponível em: http://riviste.unimi.it/index.php/tintas. Acessado em: 12/2013.

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GONZÁLES, Lélia, “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. In: SILVA, Luiz Antônio. Movimentos sociais urbanos, minorias étnicas e outros estudos. Brasília: ANPOCS, 1983.

HOOKS, bell. “Intelectuais negras”. Florianópolis: Estudos Feministas, 1995.

KILOMBA, Grada. “Who can speak? Speakin at the centre, Decolonizing knowledge”. Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast, 2008.

MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A “literatura medieval”. Tradução Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2017-06-10