São Bernardo: uma tragédia moderna na periferia capitalista

Autores

  • Fernando Bustamante Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.155001

Palavras-chave:

Tragédia, teoria trágica, capitalismo, São Bernardo, Graciliano Ramos, Raymond Williams

Resumo

O artigo propõe uma análise dos elementos trágicos do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, pautando-se fundamentalmente na compreensão de tragédia proposta por Raymond Williams. Para tanto, procura entender o trágico à luz das novas relações e leis - não mais os sentidos metafísicos da Antiguidade, mas sim o princípio da propriedade privada e da mercadoria que regem a sociedade capitalista -, estabelecendo uma relação de significação entre o particular e os sentidos gerais contemporâneos. Nesse caso, como Paulo Honório representa o “princípio geral” da ordem capitalista e Madalena figura como uma heroína trágica a contestar este.

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Biografia do Autor

  • Fernando Bustamante, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários pela FFLCH-USP desenvolvendo pesquisa sobre Erwin Piscator sob orientação da Profa. Dra. Maria Silvia Betti. Bolsista CAPES. Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP com a dissertação “Duas Revoluções: o percurso estético-político na literatura de John Reed”, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Puglia. Pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela COGEAE/PUC-SP. Bacharel e Licenciatura em Letras Português/Russo pela USP. E-mail: bustamantefer@gmail.com

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Dossiê: A tragédia e o trágico na literatura brasileira

Como Citar

São Bernardo: uma tragédia moderna na periferia capitalista. (2019). Opiniães, 14, 138-156. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.155001