n. 16 (2020): Dossiê: Performatividade e Campo Expandido na Literatura Brasileira

					Visualizar n. 16 (2020): Dossiê: Performatividade e Campo Expandido na Literatura Brasileira

Em sua 16ª edição, a Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (USP) aborda, em seu dossiê, a literatura contemporânea, sobretudo as produções que dialogam com outras linguagens artísticas e áreas do saber,  expandindo seu campo de ação e seu público.

O número traz ainda o “Manifesto-Mosaico”, uma coletânea de vozes de escritores, poetas, críticos, ensaístas, artistas multimídia, que reflete a pandemia e o pandemônio da vida pública e privada no Brasil do ano de 2020. O projeto visual do “Manifesto-Mosaico” foi manualmente tecido por Valéria Aranha e contou com a organização de Aline Novais de Almeida e Juliana Caldas.

A entrevista realizada exclusivamente por Thiago H. Fernandes com Juliano Garcia Pessanha pensa, em conjunção ao dossiê, sobre a literatura e sua relação com a filosofia e o pensamento em devir.

Na seção “Poéticas”, alguns artistas trazem suas contribuições diversas e são lidos em voz alta pelos editores, que inauguram o Podcast da Opiniães. A seção “Tema livre” apresenta uma importante contribuição para a literatura brasileira de diversos tempos, desde José de Anchieta a Haroldo de Campos, Max Martins, Adriana Lisboa, Luiz Ruffato.

A imagem da capa e a arte da revista em homenagem às perdas decorrentes da Covid-19 no Brasil foram concebidas por Juliana Caldas e Rafaela Fernandes. Finalmente, o projeto gráfico e a finalização visual de Dharla Soares ajudam a compor esse dossiê vasto, amplo e diverso, que não se furtou a estar implicado em nosso tempo e em todas suas contradições.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Juliana Caldas e Thiago H. Fernandes

Editores da Opiniães nº 16.

 

Publicado: 2020-07-31

Edição completa

Editorial

Poéticas II

Coletânea

Poéticas III

Poéticas IV