Submissão

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Diretrizes para Autores

Os textos enviados para avaliação devem ser originais e inéditos, além disso não podem estar submetidos, concomitantemente, a outro periódico para avaliação. A ortografia deve corresponder à do Novo Acordo Ortográfico.

Normas para apresentação de ARTIGOS e ENSAIOS:

  • Os artigos devem ter no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) páginas. Esse cálculo inclui título, resumo/abstract, referências bibliográficas e notas.
  • O trabalho deve ser digitado em um software processador de textos que permita salvar o arquivo nos formatos .doc ou .docx (Word for Windows, Pages, Open Office, Libre Office ou programas compatíveis). A formatação deve ser a seguinte: fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas), recuo de parágrafo de 1,5 cm (0,59'') , espaço simples entre linhas e parágrafos e espaço duplo entre partes do texto. As páginas devem ser configuradas em tamanho A4, sem numeração, com 3 cm (1,18"') nas margens superior e esquerda, e 2 cm (0,79'') nas margens inferior e direita.
  • O título deve estar centralizado, utilizando caixa alta e baixa. Embaixo do título em português, colocar o título traduzido para o inglês. Não se esquecer de que, para o título em inglês, todas as palavras, com exceção de artigos e preposições, são escritas em caixa alta.
  • O arquivo deve ser enviado sem marcas de autoria, isto é, sem o nome do autor nem no arquivo e nem no documento. As informações de autora devem estar cadastradas no sistema, por isso, é obrigatório o preenchimento completo do OJS. Basta acessar o seu login no site da Opiniães, clicar em seu nome no canto superior direito e em seguida em Perfil. Lá, preencher os campos de Identificação, Contato e Público, depois salvar.
  • Atentar ao preenchimento correto na submissão do trabalho no caso de haver mais um autor, indicando corretamente autoria e co-autoria, se houver.
  • Não será permitido, após o trabalho aceito, o acréscimo de autores.
  • O resumo deve ter no máximo 200 palavras e ser acompanhado de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave. O artigo deve apresentar uma versão em inglês do resumo e das palavras-chave, isto é, abstract e keywords. Ambos devem ser escritos em corpo 11 (onze). As keywords devem estar na mesma ordem que as palavras-chave.
  • Caso haja epígrafe, deve ser escrita em corpo 11 (onze), alinhada à direita, com o nome do autor abaixo em itálico.
  • As notas devem ser reduzidas ao mínimo e utilizadas em rodapé no corpo do texto, digitadas em tamanho 10 (dez), justificadas, com sua numeração acompanhando a ordem de aparecimento. Não se deve inserir referências bibliográficas nas notas de rodapé. Lembre-se de que o sobrescrito deve vir sempre depois da pontuação, então se não estiver assim, faça a correção (por exemplo: lalala,² / lalala.² / “lalala”,²).
  • As obras citadas no texto devem obrigatoriamente constar nas referências finais. Se a obra não está claramente referenciada em algum ponto do texto não deve ser adicionada nas referências. Recomenda-se a conferência, antes do envio, das páginas e dos anos que constam nas referências, para que não haja incongruências.
  • As referências finais devem constar como “Referências bibliográficas”. No caso de haver fotos, sons e diversas outras referências, elas devem vir separadas em outra seção, por exemplo, “Referências iconográficas”, “Referências fonográficas” etc.
  • As citações devem seguir a NBR10520-2002 da ABNT, ou seja, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição ou pelo título, quando incluídas na sentença, devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, e quando entre parênteses devem estar em letras maiúsculas, acompanhando ano da obra e páginas, se houver.
    • “A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).”
    • “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).
  • As citações diretas, com mais de 3 (três) linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 (quatro) cm (1,57") da margem esquerda, com corpo 11 e sem aspas (NBR 10520-2002 da ABNT).
  • Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando com a expressão grifo nosso entre parênteses ou grifo do autor caso o destaque já faça parte da obra consultada.
    • "[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade" (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
    • "desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]" (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor). 
  • Quando a citação incluir texto traduzido pelo próprio autor do artigo deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses, e a citação em original em nota de rodapé.
    • "Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado" (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).
  • Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.
    • (BARBOSA, C., 1958) e (BARBOSA, O., 1959).
    • (BARBOSA, Cássio, 1965) e  (BARBOSA, Celso, 1965).
  • As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências.
    • "De acordo com Reeside (1972a) [...]".
    • "De acordo com (REESIDE, 1927b) [...]".
  • As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. 
    • (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000).
  • As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.
    • Ela polariza e encaminha, sob a forma de "demanda coletiva", as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). 
  • A expressão apud – citado por, conforme segundo – pode, também ser usada no texto.
    • Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...].
    • "[...] o viés organicista da burocracia estatal e antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946." (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).
    • "No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.
  • Nas citações indiretas não se coloca aspas e nem o número da página.
    • Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente de um plano unificado de normalização. 
  • Quando o texto tiver mais de um autor, há duas possibilidades: (i) caso a autoria não tenha um autor principal, cita-se os dois seguindo as mesmas normas acima e colocando os nomes em ordem alfabética; (ii) caso a autoria tenha um autor principal, cita-se esse nome como referência (no corpo do texto e na bibliografia) e a expressão et al. para os demais autores
    • Mais de três autores: O desafio das organizações, no contexto da Sociedade da Informação, consiste, segundo Alvarenga Neto, et al. (2007), na prospecção e coleta de informações internas e externas relevantes para a sobrevivência da organização [...].
  • As referências no final devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com a NBR6023-2002 da ABNT. Não esquecer de retirar os hiperlinks das referências digitais. Se o mesmo autor aparecer duas vezes, não use o underline (____) e sim escreva novamente o nome do autor. Confira se consta o nome do tradutor se for uma obra traduzida. Alguns exemplos:
    • Livros:

BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989.

  • Capítulo de livro:

BATAILLE, George. O prazer baseado no sentido criminoso do erotismo. In: BATAILLE, George. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989, p. 121-126.

  • Teses e dissertações:

PIERUCCI, Antônio Flávio. Igreja Católica e reprodução humana no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.

  • Artigos em periódicos:

SEVCENKO, Nicolau. Dérive poética e objeção cultural: da boemia parisiense a Mário de Andrade. Literatura e Sociedade (USP), São Paulo, v. 7, p. 16-34, 2003.

  • Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar:

AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição, ed., ano. Anais… Cidade: Instituição, p. X-Y.

  • Se for feita referência ao ano original da publicação, deverá vir entre parênteses, após o nome do autor.

BATAILLE, Georges (1957). A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989.

  • Livros/ Monografia / periódicos em  meios eletrônicos: adicionar referências ao suporte ou meio eletrônico. Verifique se os links indicados estão funcionando.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1999. v.1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm. Acesso em: 8 mar. 1999. 

VIEIRA. Célia; LOPES, Maria. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n.4, inverno 1994. 1 livro eletrônico. 

SILVA, Mônika. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/.htm. Acesso em: 28 nov, 1998.

CID, Rodrigues. Deus: argumentos da impossibilidade e da incompatibilidade. IN: CARVALHO, M/ A. Q. et all. Blog investigação filosófica. Rio de Janeiro: 20 abr. 3011. Disponível el"http://investigacao-filosofica.blogspot.com. Acesso em: 24 ago. 2011. 

ALMEIDA, Pamela. Ficha da MARC. Destinatário: Maria Teresa Mendes. 12 jan. 2021. 1 mensagem eletrônica. 

PODCAST LLX: Brasil: parte 3: a república. [Locução de]: Christian Gutner [S. I]. Escriba Café, 10 mar. 2010. Podcast. Disponível em: http://www.escribacafe.com/podcast/a-republica/. Acesso em: $ out. 2021. 

LISPECTOR, Clarice. [Carta enviada para suas irmãs]. Destinatário: Elisa e Tânia Lispector. Lisboa, 4 ago. 1944. 1 carta. Disponível em: www.claricelispector.com.br/manuscritos. Acesso em: 4 set. 2010. 

  • As imagens devem vir acompanhadas de título numerado sequencialmente, na parte superior (Imagem X: título, ano. Autor. Técnica da obra, Dimensões X x Y cm). A fonte deve constar na parte inferior (Fonte: AUTOR, ano, p. X) e também ao final do texto, nas referências.
    • Parte superior: Imagem 4: Figura de mulher, 1933. Cecília Meireles. Aquarela sobre papel 17 x 25 cm.
    • Parte inferior: Fonte: MEIRELES, 2019, p. 79.
    • Nas referências: MEIRELES, Cecília. Batuque, samba e macumba: estudos de gesto e de ritmo, 1926-1934. São Paulo: Global, 2019.
  • Para imagens de meios eletrônicos:
    • Parte superior: Imagem 3: Black Hole, John Van Den Houte
    • Parte superior: Imagem 4: Chega de violência e extermínio de jovens, Centro de Capacitação da Juventude
    • Parte inferior: 1 fotografia
    • Parte inferior: 1 cartaz
    • Nas referências: HOUTE, John Van Den. Black Hole. 1 June 2010. 1 fotografia. Disponível em: http://photo.net/photodb/. Acesso em: 25 maio 2011. 
    • Nas referências: CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA JUVENTUDE. Chega de violência e extermínio de jovens. (2009). 1 cartaz. Disponível em: http://www.ccj.org.br/cartaz. Acesso em: 25 ago. 2011.

Normas para apresentação de CRIAÇÃO LITERÁRIA:

  • As contribuições devem ser originais e inéditas.
  • Os textos devem ter no máximo 10 (dez) páginas, por volta de 40 mil caracteres com espaço.
  • O nome do autor deve estar alinhado à direita, com nota de rodapé para pequena apresentação (nome completo, titulação, instituição, e-mail, link do orcid e link do lattes. Essa apresentação deverá ser feita em nota de rodapé).
  • A formatação do arquivo deve seguir as normas da revista, conforme descrito nas normas de artigos e ensaios.
  • O recebimento dos textos nesta seção é de fluxo contínuo.

Normas para apresentação de RESENHAS:

  • As resenhas devem ter no mínimo 1.000 (mil) e no máximo 3.000 (três mil) palavras, incluindo referências bibliográficas e notas. Devem versar sobre obras produzidas e/ou publicadas há no máximo 2 anos.
  • O título deve estar centralizado, utilizando caixa alta e baixa.
  • O nome do autor deve estar alinhado à direita, com nota de rodapé para pequena apresentação (nome completo, titulação, instituição, e-mail, link do orcid e link do lattes. Essa apresentação deverá ser feita em nota de rodapé).
  • A formatação do arquivo deve seguir as normas da revista, conforme descrito nas normas de artigos e ensaios.
  • O recebimento dos textos nesta seção é de fluxo contínuo.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: dossiê; artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O título recebeu uma versão para o inglês.
  • Todos os autores do texto possuem número ORCiD identificado no menu "meu perfil" (obrigatório).

Dossiê

Seção especial de artigos temáticos cujo assunto é anunciado na chamada de trabalhos. 

 

Serão aceitos artigos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. Os artigos devem abordar o tema proposto para o Dossiê e precisam ser originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações. Os artigos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial, que, julgando-o adequado às normas editoriais, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos.

 

O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 

Em caso de artigo aceito para publicação, os autores mantêm os direitos autorais sobre os artigos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 

Criação literária

Seção dedicada à publicação de textos de criação literária (poema, crônica, conto, texto dramático etc.).

 

Serão aceitos textos de qualquer pessoa, desde que originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações.

 

Os textos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada texto será examinado pela Comissão Editorial que, julgando-o adequado à publicação, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 

OBS: Não é obrigatório que os textos artísticos, para ser submetidos à revista, tenham relação com os temas dos dossiês em edição, mas quando isso acontece é sempre muito bem-vindo.

Tema livre

Seção destinada a artigos de tema livre, desde que de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira.

 

Serão aceitos artigos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. Os artigos precisam ser originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações.

 

Os artigos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial, que, julgando-o adequado às normas editoriais, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 

Em caso de artigo aceito para publicação, os autores mantêm os direitos autorais sobre os artigos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Resenhas

Seção dedicada à publicação de resenhas de livros completos em qualquer idioma, afins às áreas de Literatura e Humanidades em geral, sem restrição quanto à data de publicação da obra, desde que fundamentada a relevância da recepção.

 

Serão aceitos textos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. As resenhas precisam ser originais e inéditas (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações.

 

As resenhas deverão ser enviadas conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada resenha será examinada pela Comissão Editorial que, julgando-a adequada às normas editoriais, a encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. A resenha deverá ser deferida por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o texto será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 

 

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