As expectativas dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo: reflexões sobre a comunicação intercultural

Autores

  • Mónica Ayala Soliz
  • Fábio Radigonda Serrato

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139240

Palavras-chave:

Comunicação intercultural. Globalização. Imigração. Bolivianos. São Paulo.

Resumo

Nos últimos anos houve um incremento no número de imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo. O presente texto trata de analisar as expectativas econômicas, sociais e legais desses imigrantes, verificar como se dá a comunicação intercultural nos relacionamentos que eles estabelecem e identificar as dificuldades e facilidades de adaptação na cidade. Utilizando técnicas quantitativa e qualitativa, as conclusões reforçam que as estratégias de comunicação intercultural podem influenciar nas expectativas dos bolivianos sobre a cidade, além de contribuir para a integração dos referidos imigrantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mónica Ayala Soliz
    Doutora em Relações Públicas pela Universidad San Martín de Pórres (USMP), Perú. Mestre em Relações Internacionais pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Graduada em Administração de Empresas pela Atlantic International University (AIU), Honolulu, HI, USA. Graduada em Relações Públicas pela Universidad Católica Boliviana (UCB).
  • Fábio Radigonda Serrato
    Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Comunicação Popular e Comunitária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

As expectativas dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo: reflexões sobre a comunicação intercultural. Organicom, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 66–76, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139240. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139240.. Acesso em: 29 mar. 2024.