Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú

Autores

  • Daniela Motta Romeiro Khauaja Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243

Palavras-chave:

Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.

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Biografia do Autor

  • Daniela Motta Romeiro Khauaja, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). MBA em Marketing pela Western International University, de Londres. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Coordenadora da área de Marketing da Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Diretora de Conteúdo do G100® Marketing & Business.

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

KHAUAJA, Daniela Motta Romeiro. Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 90–102, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139243.. Acesso em: 24 abr. 2024.