Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras

Autores

  • Leila Gasparindo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Ana Cristina da Costa Piletti Grohs Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244

Palavras-chave:

Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.

Resumo

O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013.  Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Leila Gasparindo, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Mestranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Pú- blicas pela ECA-USP. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Ana Cristina da Costa Piletti Grohs, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Tem MBA Executivo em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketiing (ESPM). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Paulista de Educação e Comunicação (Fapec), Ibiúna (SP).

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

GASPARINDO, Leila; GROHS, Ana Cristina da Costa Piletti. Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 103–122, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139244.. Acesso em: 25 abr. 2024.