A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional

Autores

  • Viviane Fushimi Velloso Universidade de Taubaté
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139248

Palavras-chave:

Gestão e planejamento. Comunicação organizacional. Tecnologias da informação e comunicação. Interculturalidade.

Resumo

A complexidade do ambiente organizacional aumenta devido às transformações econômicas, sociais e culturais. Isso é impulsionado pelos avanços da globalização e da internacionalização, além da evolução tecnológica. Nesse cenário, a interculturalidade evidencia a necessidade de aprimorar os métodos da comunicação organizacional, visando imprimir efetividade em suas estratégias e práticas. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica, embasada no estudo da interface Comunicação e Tecnologias da Informação, pautada na observação, pesquisas e análises, visando a “comunicação excelente” por meio das “expectativas compartilhadas”.

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Biografia do Autor

  • Viviane Fushimi Velloso, Universidade de Taubaté
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (UniFiam-Faam). Professora assistente II da Universidade de Taubaté (Unitau).
  • Mitsuru Higuchi Yanaze, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Business Administration pela Michigan State University. Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Professor titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP. Coordenador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da ECA-USP.

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

VELLOSO, Viviane Fushimi; YANAZE, Mitsuru Higuchi. A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 164–176, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139248. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139248.. Acesso em: 23 abr. 2024.