Culturas regionais brasileiras em um ambiente corporativo

Autores

  • Ana Lúcia Magalhães Faculdade de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139250

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Diferenças culturais. Interculturalidade. Retórica.

Resumo

O Brasil é um país continental e, como tal, abriga várias culturas regionais. A observação do ambiente em uma equipe multidisciplinar e multirregional efetuando um trabalho de muita pressão mostra que as culturas regionais subsistem e enriquecem o contexto, mas não influem na capacidade de comunicação interna daquela equipe. Isso se deve a uma escala de valores que, embora varie de cultura para cultura, mantém certos valores, tanto instrumentais como objetivados, comuns a todos os membros daquele grupo. A Retórica se revela uma ferramenta importante na investigação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Magalhães, Faculdade de Tecnologia
    Doutora e mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena. Responsável pela coordenação dos trabalhos de conclusão de curso de Tecnologia de Informática na Faculdade de Tecnologia (Fatec), em Cruzeiro (SP), e professora de projetos para esses cursos. Professora titular da Fatec, em Cruzeiro (SP).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Lúcia. Culturas regionais brasileiras em um ambiente corporativo. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 187–200, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139250. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139250.. Acesso em: 26 abr. 2024.