Elementos comunicacionais da estratégia das organizações

Autores

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139292

Palavras-chave:

Comunicação. Estratégia. Sistema. Discurso.

Resumo

Em uma reflexão teórica, este artigo discute um conjunto de elementos comunicacionais que podem ser aplicados paraa compreensão da estratégia das organizações. Esses elementos são categorizados da seguinte forma: a decisão, aidentificação, a institucionalização, a mediação, a cultura organizacional e a comunicação organizacional. A articulaçãodesses elementos indica que as estratégias são constituídas, negociadas e representadas, por meio da processualidade dacomunicação organizacional, em um conjunto de decisões voltadas para a diferenciação das organizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Master of Business Administration (MBA) pela University of Dallas. Especialista em Marketing e bacharel em Comunicação Social pela PUC-RS. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Elementos comunicacionais da estratégia das organizações. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 23, p. 28–39, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139292. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139292.. Acesso em: 16 abr. 2024.