Alteridade, ética e integridade em um mundo de consumidores: o que o caso Me Gusta Picolés Artesanais nos ensina?

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade do Sagrado Coração
  • Ana Carolina Trindade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144105

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Me Gusta Picolés Artesanais, Ética, Sociedade de consumo, Discurso

Resumo

Em nossa sociedade ambivalente, valores como ética e respeito são condições para a construção de um mundo melhor no qual as diferenças possam coabitar apesar das conflitualidades, desafiando organizações e stakeholders em um contexto de fácil conexão e exposição de críticas, indignações e decepções. Assim, analisamos, por meio de pesquisa literária e estudo de caso, o posicionamento da Me Gusta Picolés Artesanais diante da atitude de um funcionário, inferindo que a coragem do amor se mede pelo reconhecimento das diferenças e, não obstante, ser capaz de acolher essa alteridade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Graduado em Relações Públicas pela Unesp. Professor da Pós-graduação em Formação de Soldados na Polícia Militar do Maranhão. Professor permanente do Mestrado em Cultura e Sociedade e do curso de Relações Públicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Jéssica de Cássia Rossi, Universidade do Sagrado Coração

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Comunicação pela Unesp. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Unesp. Professora de Relações Públicas na Universidade do Sagrado Coração (USC).

  • Ana Carolina Trindade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). MBA em Comunicação e Marketing pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Especialização lato sensu em Linguagem, Cultura e Mídia pela Unesp. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Sagrado Coração (USC). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

SILVA, Marcelo Pereira da; ROSSI, Jéssica de Cássia; TRINDADE, Ana Carolina. Alteridade, ética e integridade em um mundo de consumidores: o que o caso Me Gusta Picolés Artesanais nos ensina?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 17–27, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144105. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144105.. Acesso em: 25 abr. 2024.