Ética, política e religião nas conversações on-line sobre laicidade e diversidade em demandas morais por justiça

Autores

  • Bruno Menezes Andrade Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144107

Palavras-chave:

Conversação política, Facebook, Ética, Laicidade, Gênero

Resumo

O artigo se propõe a analisar as interações de pessoas comuns no Facebook a partir de uma notícia acerca de reivindicações de pessoas LGBTQ por respeito à diversidade e à laicidade do Estado, isto é, contra os projetos de lei e as imposições de alguns parlamentares religiosos. A questão que se coloca, muito ligada ao campo da comunicação, é entender em que medida a relação entre religião e política se constitui nas trocas conversacionais, ou seja, observar como os modos de operação da política são postos em disputa e são midiática e discursivamente tensionados. Nosso objetivo é, portanto, captar os sentidos evocados pelo tema da laicidade e compreender quais são as concepções (argumentos, perspectivas) trazidas à tona por esses públicos que oferecem contornos éticos aos embates na internet ao se engajarem em disputas de sentido em torno da relação entre religião e política nos meandros da sociedade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Menezes Andrade Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Comunicação Social pelo PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (Margem) e identifica-se com pesquisas relacionadas à política e sua interface com a religião e as mídias digitais. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez estágio pós-doutoral na Université Stendhal, Grenoble III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (Margem) – DCP-FAFICH. Autora, junto com o professor Luis Mauro Sá Martino, da obra Mídia, ética e esfera Pública.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

GUIMARÃES, Bruno Menezes Andrade; MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro. Ética, política e religião nas conversações on-line sobre laicidade e diversidade em demandas morais por justiça. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 40–58, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144107. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144107.. Acesso em: 16 abr. 2024.