Ética e organizações: narrativas e conflitos

Autores

  • Paulo Nassar Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes
  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144109

Palavras-chave:

Ética, Narrativas organizacionais, Capitalismo, Moral, Responsabilidade social

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre as relações entre ética, narrativas organizacionais e responsabilidade sócio-histórica, com base em um recorte conceitual e referências marcantes principalmente no campo da filosofia grega, inglesa e alemã, trazendo à tona os conflitos entre o discurso e as decisões e práticas organizacionais. Também projeta as tendências do capitalismo, uma vez que a ética se torna um ativo vital para a diferenciação das empresas no século XXI. E revela a pluralidade de visões éticas, sempre convergindo (e pondo em questão) os conceitos de bem e de felicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Nassar, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Relações Públicas pela ECA-USP. Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN) da ECA-USP. Professor titular da ECA-USP desde 2017. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP. Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Pesquisador da British Academy.

  • Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Pós-doutor em Comunicação na Universidade de Málaga (UMA), Espanha. Doutor em Comunicação Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Especialista em Teoria da Comunicação pela FCL. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

NASSAR, Paulo; FARIAS, Luiz Alberto de. Ética e organizações: narrativas e conflitos. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 70–80, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144109. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144109.. Acesso em: 25 abr. 2024.