Presença, identidade e reputação: estratégias de comunicação das empresas blumenauenses nas redes sociais digitais

Autores

  • Fabricia Durieux Zucco Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael José Bona Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí
  • Marina Testoni Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144113

Palavras-chave:

Estratégias de comunicação, Redes sociais digitais, Empresas, Blocos de construções funcionais, Blumenau

Resumo

A finalidade deste trabalho é analisar as estratégias de uso das redes sociais digitais nas empresas de Blumenau/SC a partir da teoria dos Blocos de Construções Funcionais. Para cumprir o objetivo, utilizou-se uma pesquisa qualitativa em sete empresas da região de Blumenau, selecionadas a partir da técnica de amostragem “não probabilística intencional”. Como resultado, evidenciou-se que, embora as empresas estejam inseridas nas plataformas das redes sociais digitais, elas ainda não possuem o conhecimento necessário para se adequarem a esse meio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabricia Durieux Zucco, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí

    Docente do Departamento de Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, especialização em Gerenciamento de Marketing e mestrado em Administração pela Furb. Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em Marketing), Turismo e Comunicação.

  • Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí

    Docente da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Educação pela Furb. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Furb. Integrante dos grupos Monitor de Mídia (Univali/CNPq) e Comunicação Midiática (Furb/CNPq). Atua em pesquisas sobre intertextos de mídia e consumo com estudos direcionados para o audiovisual, quadrinhos e publicidade.

  • Marina Testoni, Universidade Regional de Blumenau

    Pesquisadora graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atuou como publicitária no setor de Atendimento da Agência Seven, de Blumenau. Participou do Centro Acadêmico Livre de Comunicação (Calco/Furb) e realizou atividades direcionadas para a área da Publicidade e Propaganda. Colaboradora do grupo de pesquisa Estudos Midiáticos Regionais (Furb/CNPq) com experiência em estudos sobre consumo publicitário e as redes sociais digitais.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

ZUCCO, Fabricia Durieux; BONA, Rafael José; TESTONI, Marina. Presença, identidade e reputação: estratégias de comunicação das empresas blumenauenses nas redes sociais digitais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 112–123, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144113. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/144113.. Acesso em: 23 abr. 2024.