Dilemas éticos e produção do jornalismo

a relação entre jornalista e empresa de comunicação

Autores

  • Edgard Patrício Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150544

Palavras-chave:

Jornaismo, Ética, Empresa de comunicação

Resumo

Como as transformações na produção do Jornalismo repercutem na dimensão ética do exercício da profissão? E como a empresa de comunicação participa desse processo? É o que tenta discutir este artigo, a partir de interpretação empírica de entrevistas com 15 jornalistas. As análises, que tomam as falas mais representativas das entrevistas, apontam para uma relação intrínseca entre deslizes éticos, cometidos pelos jornalistas, e o peso institucional da empresa de comunicação enquanto orientadora de procedimentos de produção da atuação profissional.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edgard Patrício, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

    • Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC)
    • Jornalista

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

PATRÍCIO, Edgard. Dilemas éticos e produção do jornalismo: a relação entre jornalista e empresa de comunicação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 28, p. 277–286, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150544. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/150544.. Acesso em: 23 abr. 2024.