Em busca de sentidos para a “marca Rio”: as narrativas do site portomaravilha.com.br

Autores

  • Flávia Barroso de Mello Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.151480

Palavras-chave:

Branding, Comunicação institucional, Marca Rio, Megaeventos, Porto Maravilha

Resumo

Neste artigo, propõe-se analisar como a Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, constrói sentidos para a “marca Rio”. Sob a perspectiva da semiótica discursiva, são analisadas as narrativas institucionais veiculadas no site portomaravilha. com.br, sobre a reurbanização do Porto do Rio. A análise aponta pistas sobre uma estratégia institucional que, para além de um projeto de “Cidade Olímpica”, busca consolidar novo um éthos urbano, com vistas a inserir o Rio de Janeiro no mercado de cidades globais.

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Biografia do Autor

  • Flávia Barroso de Mello, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Comunicação Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com
    bolsa da FAPERJ.
    Mestre em Comunicação Social pela UERJ
    Vencedora do Prêmio ABRAPCORP de Dissertações em 2018
    Membro do grupo de pesquisa Comunicação urbana, consumo e eventos, do Comunicação, arte e
    cidade (CAC) e do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), todos da UERJ
    Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica do
    Rio de Janeiro
    Pós-graduação em Marketing Empresarial (Unesa, 2001) e em Mídia, Tecnologia e Novas Práticas
    Educacionais (PUC-Rio, 2009)

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Em busca de sentidos para a “marca Rio”: as narrativas do site portomaravilha.com.br. Organicom, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 43–54, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.151480. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/151480.. Acesso em: 29 mar. 2024.