Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais

Autores

  • Diego Wander Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.163239

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Estratégias, Invisibilidade, Mídias Sociais, Agências de Comunicação Digital

Resumo

Nosso objetivo é compreender quais são as estratégias das organizações em situações nas quais predomina o desejo de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais. As reflexões são feitas à luz do interacionismo simbólico, fundamento epistêmico da pesquisa. Em nível empírico, realizamos entrevistas em profundidade com 17 profissionais que atuam em agências de comunicação digital. O estudo resulta em um mapa de estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade, que indica a profissionalização e uma série de problemáticas diante desses processos e recursos.

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Biografia do Autor

  • Diego Wander Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    • Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    • Docente do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    • Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista.
    • Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP)
    • E-mail: diego.wander@pucrs.br
  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    • Doutor em Comunicação pela PUCRS
    • Mestre em Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
    • Graduado em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul
    • Professor associado do Departamento de Comunicação da UFRGS
    • Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.
    • Líder do grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP)
    • Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

SILVA, Diego Wander Santos da; BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 31, p. 16–26, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.163239. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/163239.. Acesso em: 25 abr. 2024.