Oficina de estudos pedagógicos em relações públicas

reflexões sobre a práxis da pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166777

Palavras-chave:

Projeto político-pedagogico, Relações públicas, Ensino-aprendizagem, Pesquisa participativa, Mediação

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa-ação realizada por meio de oficinas de estudos pedagógicos para avaliação conjunta do projeto político-pedagógico do Curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). As oficinas, realizadas desde 2017, envolvem docentes e discentes na discussão de conteúdos, metodologias, estrutura do curso e atende demandas regionais do mercado e da formação em universidade pública. Como resultado, destaca-se o compromisso central na mediação do projeto político-pedagógico de relações públicas: a participação dos envolvidos em todas as etapas da pesquisa participativa.

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Biografia do Autor

  • Raquel Cabral, Universidade Estadual Paulista
    • Doutora em Comunicação pela Universitat Jaume I (Espanha)
    • Coordenadora do curso de Relações Públicas e docente do programa de pós-graduação em Comunicação da Unesp
    • E-mail: raquel.cabral@unesp.br
  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista
    • Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    • Docente do curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informaçãoda Unesp
    • E-mail: tamara.guaraldo@unesp.br
  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista
    • Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    • Docente do curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp
    • E-mail: roseane.andrelo@unesp.br
  • Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Universidade Estadual Paulista
    • Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    • Docente do curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp
    • E-mail: celia.retz@unesp.br
  • Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista
    • Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    • Docente do curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp
    • Líder do grupo de pesquisa Comunicação organizacional, inovação e gestão
    • E-mail: maria.porem@unesp.br

Referências

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Oficina de estudos pedagógicos em relações públicas: reflexões sobre a práxis da pesquisa-ação. Organicom, [S. l.], v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166777. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/166777.. Acesso em: 29 mar. 2024.