Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica

Autores

  • Joana Guilares de Aguiar Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921

Palavras-chave:

Desenvolvimento pedagógico, Ensino superior, Inovação didática, Saúde pedagógica, Universidade

Resumo

O ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana Guilares de Aguiar, Universidade Federal Fluminense
    • Professora adjunta do Departamento de Química Inorgânica, do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF)
    • Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
    • Mestre e doutora em Ensino de Química pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP
    • Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (Uninove)
    • Graduada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    • E-mail: joana_aguiar@id.uff.br

Referências

ADCROFT, Andy. Business. In: KINCHIN, Ian M.; WINSTONE, Naomi E. (eds.) Exploring pedagogic frailty and resilience: case studies of academic narrative. Londres: Brill, 2018. p. 77-90.

AGUIAR Joana G.; CORREIA, Paulo Rogério M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p.141-157, 2013.

AGUIAR Joana G.; CORREIA, Paulo Rogério M. Um novo olhar sobre a vida acadêmica: estudo de caso sobre as concepções de docentes universitários. Educação e Pesquisa [online], v. 45, p. 1-30, 2019.

ANTONOVSKY, Aaron. Unravelling the mystery of health: how people manage stress and stay well. São Francisco, CA: Jossey Bass, 1987.

AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa. Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre, RS: Edipucrs, 2006.

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

BAILEY, Gillian. Accountability and the rise of “play safe” pedagogical practices. Education + Training, [online], v. 56, n.7, p. 663-674, 2014.

BARNETT, Ronald. A universidade em uma era de supercomplexidade. São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi, 2005.

BATTESTIN, Cláudia; NOGARO, Arnaldo. Sentidos e cotornos da inovação na educação. Holos, v. 2, p. 357-372, 2016.

BEHNEJAD, Alireza. Engineering. In: KINCHIN, Ian M.; WINSTONE, Naomi E. (eds.) Exploring pedagogic frailty and resilience: case studies of academic narrative. Londres: Brill, 2018. p. 35-45.

BENNETT, Sue; HARPER, Barry; HEDBERG, John. Designing real-life cases to support authentic design activities. Australian Journal of Educational Technology, v.18, n.1, p.1-12, 2002.

BORINE, Rita de Cassia Calderani; WANDERLEY, Kátia da Silva; BASSITT, Débora Pastore. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 100-118, 2015.

BYRNE, Barbara M. Burnout: investigating the impact of background variables for elementary, intermediate, secondary, and university educators. Teaching & Teacher Education, v. 7, n. 2, p. 197-209, 1991.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2002.

CARLOTTO, Mary Sandra. A síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002.

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Preditores da síndrome de burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, n. 1, p. 101-110, 2007.

CLEGG, Sue. Academic identities under threat? British Educational Research Journal, v. 34, n. 3, p. 329-345, 2008.

CORREIA, Paulo Rogério M.; AGUIAR, Joana G.; KINCHIN, Ian M. Mapping pedagogic frailty in science education: a comparison of academics’ espoused values. In: BIENNIAL EUROPEAN ASSOCIATION FOR RESEARCH ON LEARNING AND INSTRUCTION (EARLI) CONFERENCE, 17th [Tampere, Finlândia, set. 2017]. Finlândia. Anais […]. Tampere: Universidade de Tampere, 2017, p. 125.

CUNHA, Maria Isabel. Prática pedagógica e inovação: experiências em foco. In: SEMINÁRIO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: REPENSANDO ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL EM DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR, II [Uruguaiana, RS, 09.11.2018]. Anais […]. Uruguaiana, RS: Unipampa, 2018.

DERHAM, Cathrine. Nursing. In: KINCHIN, Ian M.; WINSTONE, Naomi E. (eds.). Exploring pedagogic frailty and resilience: case studies of academic narrative. Londres: Brill, 2018. p. 61-75.

ESTEVES, Manuela. Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, v. 7, p. 101-110, 2008.

FARIAS, Isabel Maria S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasilia, DF: Liber Livro, 2006.

FULLAN, Michael G. El cambio educativo: guía de planeación para maestros. México: Trillas, 2000.

GARCIA, Paulo Sérgio. Inovação e formação contínua de professores de ciências. Educação em Foco, v. 12, n. 13, p. 161-189, 2009.

GOERGEN, Pedro. Formação superior: entre o mercado e a cidadania. In: PEREIRA, Elisabete. Universidade e currículo: perspectivas de educação geral. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010. p. 17-40.

HARRISON, Brian J. Are you destined to burn out? Fund Raising Management, v. 30, n. 3, p. 25-28, 1999.

HOSEIN, Anesa. Pedagogic frailty and research-teaching nexus. In: KINCHIN, Ian; WINSTONE, Naomi (eds.). Pedagogic frailty and resilience in the university. Roterdã: Sense, 2017. p. 135-150.

JEUNON, Ester E.; CORREA, Luis Álvaro S.; DUARTE, Leonora C.; GUIMARÃES, Eloisa H. Burnout syndrome: a study with professors at a public university in Maranhão. Revista Gestão & Tecnologia, v. 17, n. 2, p. 252-268, 2017.

KINCHIN, Ian M. et al. Charting the elements of pedagogic frailty. Educational Research, v. 58, n. 1, p. 1-23, 2016.

KINCHIN, Ian M. Visualising the pedagogic frailty model as a frame for the scholarship of teaching and learning. PSU Research Review, v. 1, n. 3, p. 184-193, 2017.

KINCHIN, Ian M.; FRANCIS, Robert. Mapping pedagogic frailty in geography education: a framed autoethnographic case study. Journal of Geography in Higher Education, v. 41, n. 1, p. 56-74, 2017.

KINCHIN, Ian M.; WILEY, Christopher. Tracing pedagogic frailty in arts and humanities education: an autoethnographic perspective. Arts and Humanities in Higher Education, v. 17, n. 2, p. 241-264, 2018.

KINCHIN, Ian; LYGO-BAKER, Simon; HAY, David. Universities as centres of non-learning. Studies in Higher Education, v. 33, n. 1, p. 89-103, 2008.

KINCHIN, Ian; WINSTONE, Naomi (eds.). Pedagogic frailty and resilience in the university. Roterdã: Sense, 2017.

KUNSCH, Margarida Maria K. Comunicação, inovação, empreendedorismo: um campo aberto para novas pesquisas. Organicom, v. 16, n. 31, p. 11-14, 2019.

LUCARELLI, Elisa. Um desa�io institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 61-74.

MASLACH, Christina. Burnout: the cost of caring. New Jersey: Prentice Hall, 1982.

MASON, Luke. Law. In: KINCHIN, Ian M.; WINSTONE, Naomi E. (eds.) Exploring pedagogic frailty and resilience: case studies of academic narrative. Londres: Brill, 2018. p. 105-122.

NILSSON, Marie; EJLERTSSON, Göran; ANDERSSON, Ingemar; BLOMQVIST, Kerstin. Caring as a salutogenic aspect in teachers’ lives. Teaching and Teacher Education, v. 46, p. 51-61, 2015.

NOVAK, John D. Learning, creating and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. 2nd ed. New York, NY: Routledge, 2010.

ROBERTSON, Jane; BOND, Carol. Experiences of the relation between teaching and research: what do academics values? Higher Education Research & Development, v. 20, n. 1, p. 5-19, 2001.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

TALBOT, Martin. Monkey see, monkey do: a critique of the competency model in graduate medical education. Medical Education, v. 38, n. 6, p. 587-592, 2004.

UNESCO. Towards knowledge societies: Unesco world report. Paris: Unesco, 2005.

USHERWOOD, Simon. Politics. In: KINCHIN, Ian M.; WINSTONE, Naomi E. (eds.) Exploring pedagogic frailty and resilience: case studies of academic narrative. Londres: Brill, 2018. p. 91-103.

WHELLIGAN, Daniel. Chemistry. In: KINCHIN, Ian M.; WINSTONE, Naomi E. (eds.). Exploring pedagogic frailty and resilience: case studies of academic narrative. Londres: Brill, 2018. p. 17-31.

WINSTONE, Naomi E.; KINCHIN, Ian M. Teaching sensitive issues: psychological literacy as an antidote to pedagogic frailty. Psychology Teaching Review, v. 23, n. 1, p. 15-29, 2017.

ZABALZA, Miguel Ángel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

AGUIAR, Joana Guilares de. Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/170921.. Acesso em: 19 abr. 2024.