Didática nos cursos de relações públicas

desafios e perspectivas no ensino superior

Autores

  • Maria Aparecida Ferrari Universidade de São Paulo
  • Juliane Martins Universidade de São Paulo
  • Victor Theodoro Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170925

Palavras-chave:

Educação superior, Relações públicas, Ensino-aprendizagem, Métodos ativos, Formação de professores

Resumo

A didática nos cursos superiores de relações públicas no Brasil tem sido negligenciada por pesquisadores, prova é a escassa literatura encontrada. Dada a carência de informações, a pesquisa apresentada tem como objetivo revelar as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Foram realizadas entrevistas com coordenadores e professores de cursos de relações públicas das cinco regiões brasileiras. Os resultados mostram o panorama atual do ensino de relações públicas com a incorporação de ferramentas tecnológicas, como suporte pedagógico, e trazem uma reflexão sobre os desafios e perspectivas para o futuro.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Ferrari, Universidade de São Paulo
    • Livre-docente, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP
    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi
    • Professora dos Programas de Pós-Graduação e Graduação da ECA-USP
    • E-mail: maferrar@usp.br
  • Juliane Martins, Universidade de São Paulo
    • Doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP
    • Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
    • Graduada em Jornalismo pela PUC-PR e em Letras – Português pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • Especialista em Comunicación Científi ca pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona-Espanha)
    • Professora do curso de Comunicação Institucional da UFPR
    • E-mail: professorajuliane@ufpr.br
  • Victor Theodoro, Universidade da Beira Interior
    • Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal
    • Mestre em Comunicação Estratégica – Publicidade e Relações Públicas pela UBI
    • Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja
    • Investigador no Laboratório de Comunicação On-line (LabCom.IFP), do Centro de Investigação em
    • Comunicação, Filosofi a e Humanidades da UBI
    • E-mail: victortheodoro1@hotmail.com

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

FERRARI, Maria Aparecida; MARTINS, Juliane; THEODORO, Victor. Didática nos cursos de relações públicas: desafios e perspectivas no ensino superior. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170925. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/170925.. Acesso em: 19 abr. 2024.