O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. (Retirada da identificação dos autores do artigo em word)

Diretrizes para Autores

O conselho editorial da revista Paisagem e ambiente: ensaios é responsável por decidir quais artigos, ensaios, conferências, debates, resenhas, relatos de experiências e notas técnicas serão publicados, levando em conta a pertinência do tema em relação à linha editorial da revista e a consistência teórica do trabalho.  

A partir de 2015, a submissão de artigos à Paisagem e Ambiente passou a ser realizada por meio de sua página no Portal de Revistas USP.  A partir de 2017 passou a ser bilingue. Assim, os autores com artigos aprovados para publicação devem providenciar sua tradução para a língua inglesa, arcando com os custos do serviço.

Os artigos devem ser submetidos à revista da seguinte forma:

1 - Entrar no site da revista:

http://www.revistas.usp.br/paam

2 - Clicar em “Acesso”.

3 – Se for o primeiro acesso preencher os dados pessoais no item “Cadastro”.  Se já estiver cadastrado, basta preencher login e senha.

4 – Seguir as instruções do sistema para realizar a submissão.

O cadastro no sistema é gratuito e deve ser feito por meio de login e senha são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como o acompanhamento do processo editorial em curso. 

 

Aspectos formais dos manuscritos

 

1 - Título do trabalho em português e inglês, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha de distância.  O título deve ser grafado com letras maiúsculas em negrito (em inglês, sem negrito). O subtítulo não é elemento obrigatório; se houver, deve ser grafado com letras maiúsculas sem negrito (o mesmo para subtítulo em inglês).

2 -  Nome do autor ou dos autores seguido de uma nota com as seguintes informações: Instituição e tipo de vínculo (ex.: mestrando; doutorando). Cidade, estado. País, endereço postal e eletrônico devem aparecer em nota de rodapé, indicada por asterisco na página de abertura.

Caso haja agradecimentos, devem constar na última página do artigo, após as referências bibliográficas. 

3 – Resumos em português e inglês, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha de distância. Os resumos são obrigatórios.

- Devem conter entre 5 e 10 linhas, fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples.

- Deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e metodologias.

4 -  Palavras-chave em português e inglês:

 - De 3 a 6;

 - Devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, separadas por ponto.

- Devem ser incluídos 1 ou 2 termos de indexação do Vocabulário Controlado USP disponível em <http://143.107.154.62/Vocab/Sibix652.dll/Assuntos>

5 - O texto completo: Todos os textos deverão ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Deverão ser enviados no formato doc.

6 - O artigo deve conter de 21.600 a 43.200 caracteres, incluindo Resumo, Abstract e Introdução. O Resumo deve ter de 100 a 250 palavras. Somados, Resumo e Abstract não devem ultrapassar 2.500 caracteres.

 7 - Legendas: Todas as imagens – desenhos, croquis, mapas, gráficos, tabelas, fotos, esquemas – devem possuir legendas explicativas, mostrando sua relação com o texto e autoria conforme exemplos abaixo:

Desenhos e croquis

Autor e data. Caso sejam reproduções, devem ser indicadas as   fontes de origem.

- Desenho. Ciclovia padrão na cidade de Utinga. Autor: João da Silva, 1995.

- Croqui de parque eclético. Fonte: Macedo (1999, p. 214).

- Desenho mostrando uma reprodução dos afrescos da vila de Cornelius Rufus em Pompeia.

Disponível em: <https://sites.google.com/site/ad79eruption/pompeii/regio-viii/reg-viii-ins-4/house-of-cornelius-rufus>. Acesso em: 12 dez. 2014. 

 

Mapa

- Mapa da verticalização em São Paulo, representada em azul. Em seu centro, uma grande mancha se estende de norte a sul, sendo possível perceber sua presença por toda a cidade, como mostram as centenas de pontos espalhados. Fonte: Mapa produzido em 2016 por Mateus de Oliveira e Tiago Regueira sobre imagens Google Earth, 2016, e sobre mapa de uso de solo da Emplasa.

- Mapa de parques em Itu, indicando a concentração dos mesmos ao longo do rio Tietê, enquanto no restante da cidade praticamente não há parques, a não ser a oeste, onde se encontram dois pequenos exemplares. Fonte: Mapa produzido sobre imagem Google Earth, 2014, por João da Silva, 2015.

- O mapa da cidade de São Paulo, datado de 1887, mostra claramente o envolvimento da cidade por um cinturão de chácara, destacando ao centro as chácaras de dona Veridiana Prado no bairro de Higienópolis e a do conselheiro Antônio Prado nos Campos Elíseos, ambas destacadas em amarelo. Fonte: Mapa extraído da Coleção São Paulo IV Centenário, PMSP, 1954, e processado por João da Silva.

 

Gráficos e Tabelas

- Gráfico mostrando o crescimento do número de domicílios em São Paulo entre 2006 e 2016. Fonte: Produzido por João Fernando Meyer sobre dados dos Censos 2000, 2010, estimativas de domicílios para 2016 e dados da Embraesp, 2006. 

- Tabela indicando o crescimento da frota de veículos em Araras, mostrando na coluna 3 o predomínio do número de automóveis sobre o de ônibus e motos. Fonte: Produzida por Silvio Macedo sobre dados do Denatran, 2011, e da Secretaria Municipal de Transportes de Araras, 2012.

 

Fotos

- Vista do alto do morro da Cruz, mostrando a área central de Florianópolis.

Foto: Sonia Afonso, 1998.

- Vista aérea de Macapá, mostrando a orla ainda bastante protegida por matas ciliares.

Foto: Acervo Quapá, 2015.

- Recifes de coral no mar Vermelho, mostrando a diversidade de vida animal encontrada, especialmente a grande quantidade de peixes-papagaio. Disponível em: <http://pt.freeimages.com/premium/coral-reef-and-parrot-fish-at-the-red-sea-763731>. Acesso em: 12 dez. 2015.

 

 

8 – Notas e referências bibliográficas

As referências bibliográficas deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002, lembrando que o título deve ser colocado em destaque com a utilização de itálico. Caso o documento citado possua DOI [1] seu registro é obrigatório no final dos dados da referência.

OBRA NO TODO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome por extenso.  Título da obra: subtítulo (se houver). Número da edição (sendo 1 ed., não necessário). Cidade da publicação: Nome da editora, data da publicação. Número total de páginas ou folhas (uma folha equivale a duas páginas: anverso e verso), utilizando as abreviaturas p. ou f.

Exemplo:

ABREU, Caio Fernando. A vida gritando nos cantos: crônicas inéditas em livro (1986/1996). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. 245p.

 

MACEDO, Silvio Soares. São Paulo, paisagem e habitação verticalizada: os espaços livres como elementos de desenho urbano. 1988. 207 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

Observação: quando houver editor, organizador, coordenador, compilador, indicar após os nomes dos mesmos: (Ed.), (Org.), (Coord.), (Comp.).

Exemplo:

 

TABACOW, José. (Org.). Roberto Burle Marx: arte e paisagem: conferências escolhidas. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

 

CAPÍTULO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome por extenso. Título do capítulo: subtítulo (se houver) seguido da expressão “In:” referência completa da obra (título da mesma em negrito). No final, colocar a paginação do capítulo (início - fim).

Exemplo:

RIBEIRO, Renato Janine. A glória. In: CARDOSO, Sérgio. et al. Os sentidos da paixãoSão Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 107-116.

Observação: a expressão "et al." deve ser utilizada quando a obra ou o capítulo possuir mais de três autores. Neste caso, coloca-se apenas o nome do primeiro exibido na obra.

 

PERIÓDICO NO TODO

TÍTULO. Local de publicação: Editora, Ano do primeiro fascículo. Exemplo:

PAISAGEM E AMBIENTE: ENSAIOS. São Paulo: FAUUSP, 1986-

 

ARTIGO PUBLICADO EM PERIÓDICO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome por extenso. Título do artigo: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico. Cidade da publicação: Nome da editora, volume, número, p. (pag.  início-fim), mês, ano.

Exemplo:

PELLEGRINO, Paulo Renato Mesquita. Pode-se planejar a paisagem? Paisagem e Ambiente: ensaios. São Paulo: FAUUSP, n. 13,  p. 159-179, 2000.

 

ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome por extenso. Título do artigo. Título da publicação, cidade da publicação, numeração (volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação - início e fim).

 Exemplo:

SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1.344, fev/2002, p. 30-36.

 

ARTIGO E/OU MATÉRIA DE JORNAL

SOBRENOME, Nome do autor por extenso (se houver autor). Título do artigo. Título do jornal, local de publicação, data, seção, caderno ou parte e paginação.

Exemplo:

PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 jan. 2002, Educação, p. 2.

 

DISSERTAÇÃO – TESE – DEMAIS TRABALHOS ACADÊMICOS

SOBRENOME DO AUTOR, Nome por extenso. Título do trabalho: subtítulo (se houver). Ano do depósito. Número de páginas. Categoria (grau) - Instituição, Cidade. Ano da defesa. Exemplo:

SAKATA, Francine Gramacho. O projeto paisagístico como instrumento de requalificação urbana. 2004. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MACEDO, Silvio Soares. São Paulo, paisagem e habitação verticalizada: os espaços livres como elementos de desenho urbano. 1988. 207 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

 

EVENTO COMO UM TODO

NOME DO EVENTO, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização. Título do documento (atas, anais, resultados, entre outros), dados de local da publicação: Editora, data. Exemplo:

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 20, 1997, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1997.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO

SOBRENOME do autor, Nome por extenso. Titulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração  do evento (se houver), ano e local de realização, título do documento (anaisatastópico temático etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final.

SOUZA, Luiz Roberto; BORGES, Antônio; REZENDE, José Otávio. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

 

OBRA ACESSADA EM MEIO ELETRÔNICO

Seguir o formato de referência do trabalho acrescentando, no final, informação relativa à descrição física do meio eletrônico.

Exemplo:

KOOGAN, André Breikmam; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROMs.

 

OBRA CONSULTADA ONLINE

De modo geral deve-se referenciar a obra conforme as instruções e acrescentar as  seguintes informações: Disponível em: < endereço eletrônico >  Acesso em: data do acesso e, se houver,  registrar o DOI.

Exemplo:

SARTORE, Marina de Souza. A sociologia dos índices de sustentabilidade. Tempo Social,  São Paulo ,  v. 24, n. 2, nov.  2012 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702012000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702012000200009.

 

Observação: não é recomendável utilizar material eletrônico de curta duração nas redes.

LEGISLAÇÃO

JURISDIÇÃO. Título, numeração, data. Descrição. Dados da publicação. Exemplos:

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

 

NORMAS PARA CITAÇÕES

Quando um trecho da obra é citado literalmente, deve aparecer entre aspas, constando o sobrenome do autor e, entre parênteses, após o mesmo, a data da publicação utilizada e página onde o trecho se encontra.

Exemplos:

Segundo George (1985, p. 44), “[...] Oswald manipula a linguagem do amor [...]”.

Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiroides pequenos é muito clara.”.

Quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses, deve ser grafado em letras maiúsculas. Exemplos:

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

Observação: toda citação literal com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, não devendo estar entre aspas.

Se um trecho do artigo for baseado na obra do autor consultado, mas não literalmente retirado da mesma, devem constar o sobrenome do autor e a data da obra consultada.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida

Para efeito de estudo, as unidades podem ser subdivididas em subunidades, de modo a permitir um detalhamento em outra escala (MACEDO, 1997).

Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KONX, 1986; MEZIROW, 1991).

Observação: na existência de dois e/ou três autores, colocar sobrenomes em ordem alfabética.

Se um autor for citado por outro, utilizar a expressão “apud” (citado por), informar a data da publicação de ambos e página.

Exemplos:

No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993, p. 30), o ato de ler envolve um processo serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

Ressaltando as diversidades culturais das paisagens que se apropriam de sua obra, Oiticica desdenha as ideias nacionalistas e reacionárias incutidas “[...] de maior floresta do mundo, o maior rio do mundo, o maior não-sei-o-quê do mundo [...]” (OITICICA, 1977 apud AMARAL, 2006, p. 124).

8 -  Notas explicativas de rodapé serão aceitas desde que sejam imprescindíveis e breves. Devem ser numeradas com algarismos arábicos, fonte Times New Roman, tamanho 10 e digitadas com espaçamento simples.

 9 – Imagens - a revista considera que em um artigo ligado a área de Paisagismo  é desejável a existência de ilustrações, que esclareçam ao leitor sobre os espaços e lugares em pauta. O material, em formato JPG, deverá vir acompanhado de legendas de identificação e com resolução de 300 dpi e tamanho de 725X500 pixels.

Cada autor ao salvar a imagem deve se certificar da sua boa qualidade em função do seu tamanho e no caso de mapas enviar as legendas em arquivo separado, de modo que em eventuais reduções dos mapas estas possam incluídas em tamanho maior de modo a facilitar a leitura dos mesmos. Ainda no caso de mapas lembrar, que em papel, nem sempre serão publicados em cores sendo pois imprescindível que possam ser lidos em branco e preto. 

Será permitida a inclusão de ilustrações que poderão ser impressas a cores, dependendo da disponibilidade de recursos para a impressão. As ilustrações (fotos, desenhos, esquemas e croquis) poderão ocupar um número equivalente de páginas daquelas ocupadas pelo texto.

Caso as imagens não estejam em condições mínimas de editoração deverão ser substituídas imediatamente ou não serão publicadas, sendo que sua ausência pode inviabilizar a publicação do artigo.

Na medida do possível na edição on line todas  as imagens serão publicadas em cores.

 

CONFIGURAÇÕES GERAIS DO TEXTO

- Página A4;

-  Margens Superior e Inferior 3cm;

-  Margens laterais 2 cm;

- Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;

- Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos;

-  Uso de negrito para destaque no texto.

- Endereços de sites informados no texto por meio de hiperlink;

-  Imagens, gráficos e tabelas no corpo do texto (com os devidos créditos).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC) e aberto.
  3. Os endereços eletrônicos para as referências foram informados quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico e negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços eletrônicos); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Os metadados foram preenchidos corretamente nas duas línguas exigidas?
  7. Os documentos que possuem número DOI  foram devidamente identificados na bibliografia?

OBSERVAÇÕES FINAIS

Após o ato de entrega, as condições dos originais são analisadas criteriosamente. Os trabalhos em desacordo com as normas aqui descritas serão devolvidos para que se providencie sua regularização.

Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não haverá alteração de conteúdo sem prévia autorização. Os autores receberão três exemplares da edição da revista na qual constar o seu artigo publicado.

 

 

¹ Após a avaliação do conselho editorial, os artigos aceitos passam por revisão de texto realizada por profissional da revista, que entra em contato com os autores sempre que necessário. A revista Paisagem e ambiente: ensaios adota a grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009.

² Segundo a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Coletânea de Normas Técnicas: Elaboração de Artigos em Publicações Periódicas. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.